14 de setembro a 14 de setembro

Cine Mais UFS exibe "O Crocodilo" nesta quarta-feira, 14

O filme desta quarta-feira no Cine Mais UFS será um trabalho do diretor italiano Nanni Moretti de 2005. "O Crocodilo" fala sobre a chegada ao poder de Berlusconi, justamente após uma operação chamada "Mãos Limpas" (Mani Pulite), que inspirou a Lava Jato no Brasil.

Após o filme, acontecerá um debate com o professor Caio Amado, do Depto. de Ciências Sociais da UFS.

O filme será exibido quarta-feira,14, na sala de projeção (101) da didática 6, às 17h. A sessão é gratuita e aberta à comunidade.

Realização: Cine Mais UFS e CECINE
Apoio: DCOS, PPGCINE e PIBIX/PROEX

Saiba mais sobre o filme:
"Um homem italiano ligado ao cinema, após mais de 10 anos sem filmar e com um desastre como último filme feito, não consegue financiamento para produzir nenhum novo trabalho. Aos poucos, os problemas começam a se acumular - o aluguel do estúdio não é pago e os principais atores não querem participar de projetos em que ele esteja envolvido. Ao mesmo tempo, vive uma crise no relacionamento com a esposa, que está prestes a colocá-lo para fora de casa.

Em meio a seu desespero, uma nova cineasta lhe entrega um roteiro, a respeito do ex-premiê italiano Silvio Berlusconi. Sem sequer ler o que está escrito, ele topa produzi-lo, mas terá sérias dificuldades em ajudá-la. Enquanto trabalham no possível longa-metragem, discutem as várias faces de O Crocodilo, como o Chefe do Governo italiano foi apelidado pela imprensa nacional do país.

O longa-metragem foi dirigido por Nanni Moretti, que já fez O Quarto do Filho, premiado com a Palma de Ouro em Cannes. O cineasta filmou uma dura crítica a Berlusconi, que era primeiro-ministro do país na época em que a produção foi rodada. Moretti, a já consagrada atriz italiana Margherita Buy e Silvio Orlando, como o personagem principal, estão presentes no elenco."