Qua, 18 de janeiro de 2017, 10:26

HU recebe gestores municipais para ampliar parcerias
Um dos destaques é o atendimento odontológico e oftalmológico a crianças da rede municipal

Parte da Governança do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) recebeu nesta terça-feira, 17, membros da gestão pública municipal de Aracaju. O encontro teve como um dos objetivos discutir aspectos sobre a contratualização que já é praticada entre o HU-UFS e a capital sergipana.

De acordo com a superintendente do Hospital, Angela Silva, a contratualização é a formalização da relação entre gestores públicos de saúde e hospitais integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, são estabelecidos compromissos entre as partes, visando qualificar a assistência e a gestão hospitalar.

“Temos dentro do HU uma gestão participativa, na qual compartilhamos responsabilidades. O que o HU deseja hoje é uma participação ainda mais efetiva no SUS, ampliando a contratualização com a Secretaria Municipal de Saúde para atender a um número cada vez maior de usuários do SUS”, pontuou a superintendente.

Parceria

Para o secretário de Saúde de Aracaju, André Sotero, o encontro foi produtivo. “Vamos estudar todos os meios para ampliar essa parceria com o Hospital Universitário. Além de admirar a professora Angela como cientista, excelente professora e médica, sei que ela é muito competente como gestora. Vamos trabalhar juntos para que a sociedade ganhe com isso em termos de saúde”, declarou Sotero.

O primeiro resultado dessa reunião foi que o Hospital Universitário ofertará atendimentos odontológico e oftalmológico a crianças de escolas municipais que tenham entre sete e 12 anos. “As crianças serão triadas pelo município e devem ser trazidas, com a devida autorização do pai ou responsável, em transporte oferecido pela escola. No HU, elas receberão o atendimento necessário, destacando-se que as crianças em atendimento odontológico poderão passar por mais de uma visita, até que esteja com a saúde bucal satisfatória”, informou a superintendente do HU, Angela Silva.

Piloto

A secretária municipal da Família e da Assistência Social, Eliane Aquino, vice-prefeita de Aracaju, também participou da reunião. “Nós temos um déficit educacional imenso no Brasil, e é preciso analisar quais são as causas desse déficit, pensando inclusive na saúde das nossas crianças, verificando em que condições físicas elas estão frequentando a escola. Uma criança que não se alimenta bem, que não enxerga bem, certamente terá dificuldades na vida escolar”, lembrou.

Já a secretária de Educação de Aracaju, Maria Cecília Tavares, ficou responsável por incluir como escola piloto para os atendimentos no HU uma unidade educacional do bairro Santa Maria. “Já temos um cadastro de algumas crianças com essas necessidades, o que vai facilitar muito. Agora, vamos procurar fazer com que esses atendimentos ocorram no tempo mais breve possível”, afirmou.

O secretário da Juventude e do Esporte de Aracaju, Jorge Araújo Filho, também esteve presente à reunião. “Vamos tentar incluir os alunos de escolas públicas em atividades esportivas, trabalhando a prevenção de doenças e promovendo melhorias na saúde”, disse.

Após a reunião, a Governança do HU conduziu os participantes para uma visita ao Hospital, mostrando ainda a estrutura dos containers onde são realizados os atendimentos odontológico e oftalmológico.

Presenças

Além da superintendente do HU-UFS, Angela Silva, e dos secretários de Saúde; Família e Assistência Social; Educação e Juventude e Esporte, estiveram presentes à reunião o gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Roque Pacheco; o gerente administrativo, Edélzio Costa Júnior; a chefe da Divisão de Gestão de Cuidados, Ana Paula Vasconcelos; a chefe do Setor de Regulação, Genilde Oliveira; a consultora Extraordinária para Assuntos Governamentais da SMS, Ana Débora Santana; o coordenador de Educação Permanente do município, João Cavalcante, e a diretora do Sistema Único de Assistência Social de Aracaju, Rosália Rabelo.

Unidade de Comunicação do HU