Seg, 27 de março de 2017, 08:54

UFS e Prefeitura de Aracaju se reúnem a fim de estreitar laços nas áreas de ensino, pesquisa e extensão
Estiveram presentes a vice-reitora Iara Campelo e a vice-prefeita Eliane Aquino
Reunião ocorreu no Gabinete do Reitor na última quarta-feira, 22. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Na manhã da última quarta, 22, a vice-reitora da Universidade Federal de Sergipe, Iara Campelo, recebeu a visita de sete secretários municipais e da vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino. Na pauta, a elaboração de um convênio entre a universidade e a prefeitura a fim de estreitar a atuação da UFS nas áreas de ensino, pesquiso e extensão.

Também participaram da reunião os pró-reitores de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa e Extensão e de Assuntos Estudantis. Segundo Iara Campello, a proposta do convênio é compartilhar a produção científica para construir uma política de intervenção social.

“Eu acho que é um momento importante de integração, compromisso, articulação e responsabilidade da universidade com a rede municipal. Acredito que o encontro foi excelente porque nós não vamos trabalhar com situações imaginárias, uma vez que o município trouxe as demandas nós vamos pensar nas propostas para desenvolver a partir dessa realidade”, conta.

Para a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, estreitar o diálogo com a universidade é um caminho para potencializar a atuação dos gestores municipais com a sociedade através da qualificação.

“Cada reunião que temos feito com a UFS eu saio extremamente feliz porque há muito tempo eu já entendo essa necessidade de fazer essa parceria, de estreitar os laços com a universidade, para que isso possa potencializar o nosso trabalho como gestores e gestoras que estamos à frente do município de Aracaju”, afirma. “Então o que nós queremos realmente é trazer essas pesquisas e os alunos da UFS para dentro da gestão municipal que, com certeza, trará ganhos para a sociedade”.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor José Lucindo Quintans, destaca o papel da universidade e do poder executivo, tanto na formação de recursos humanos quanto na atenção ao serviço público.

“A universidade e a Prefeitura de Aracaju estão conversando diretamente sobre a participação e a formação de convênios que tenham a perspectiva tanto na formação como de atenção ao serviço. Esse convênio vai permitir que a universidade se coloque com os serviços, produza intervenção, estude os problemas e isso sirva como diagnóstico para a prefeitura melhorar os serviços", diz.

A ideia é que o convênio conte com ações de formação, capacitação de mão de obra, auxílio no levantamento de índices de vulnerabilidade social, incentivo à cooperação de técnicas e tecnologias de pesquisa em saúde e educação, uso dos espaços físicos da UFS para iniciação ao esporte e construção de uma agenda cultural.

comunica@ufs.br

Colaborou Rádio UFS