Qui, 06 de setembro de 2018, 17:50

Sema e Universidade Federal de Sergipe assinam Termo de Cooperação para a execução de ações sustentáveis
O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 06
" Acredito que cumpre com o papel da universidade, promovendo conhecimento e criando um diálogo entre a instituição e a sociedade, desenvolvendo práticas que se alinhem às áreas acadêmicas”, declara o reitor da UFS, Ângelo Antoniolli (Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Estreitar relações através de parcerias que fomentem a execução de ações sustentáveis e contribuam com as áreas de conhecimento. Foram com essas propostas que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), firmou, na manhã desta quinta-feira, 6, parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). As duas entidades assinaram o Termo de Cooperação Técnico-Científica e Pedagógica, que objetiva relacionar a área acadêmica à prática, por meio de execuções de projetos da gestão municipal. Participaram da solenidade, os representantes da Sema, o secretário Augusto Cesar Viana, o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Paulo Cerqueira; e os representantes da UFS, o reitor Angelo Antoniolli e a pró-reitora de Extensão, Alaíde Hermínia. Os gestores de ambas as organizações firmaram a parceria, assinando o Termo de Cooperação.

Um dos projetos firmados na parceria foi o da idealização da Farmácia Viva, que será instalada no Horto Municipal, localizado no Parque da Sementeira, e tem como objetivo produzir e oferecer materiais fitoterápicos por meio de plantas medicinais, a fim de que possam chegar às Unidades de Pronto Atendimento de Aracaju (UPA’s). Para isso, Sema e UFS também contarão com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“A proposta de implantação da Farmácia Viva visa a oferecer melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio de um tratamento constante de sua saúde. É muito gratificante estarmos oficializando essas parcerias. Estamos conseguindo dar um passo à frente de mais um projeto do Planejamento Estratégico da Prefeitura. E essa é uma forma de utilizar as plantas como tratamento alternativo na recuperação da saúde, ampliar novos campos de conhecimento, além da sensibilizar a sociedade para a preservação do meio ambiente”, afirma Augusto Cesar Viana.

Cooperação científica

Por meio da parceria com a UFS, será possível fazer com que a área acadêmica seja inserida no campo prático por meio da sua expertise, para que seja cenário de desenvolvimento de ações para os seus discentes de forma multidisciplinar, abrangendo diversas áreas que se inserem na cadeia produtiva de plantas medicinais, como a biologia, enfermagem, engenharia agrícola, ecologia e agronomia.

“Temos discutido bastante a integração da universidade com a sociedade e a melhor forma de envolver os nossos docentes e alunos, os nossos pesquisadores, através da pró-reitoria de extensão, é criarmos parcerias junto às outras entidades que realizam a implementação das políticas públicas, a exemplo da Prefeitura de Aracaju. Acredito que cumpre com o papel da universidade, promovendo conhecimento e criando um diálogo entre a instituição e a sociedade, desenvolvendo práticas que se alinhem às áreas acadêmicas, transferindo os seus saberes para toda a sociedade e melhorando a vida das pessoas”, declara o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Ângelo Antoniolli.

Para a pró-reitora de Extensão da UFS, Alaíde Hermínia, essa parceria junto à Sema se alia às propostas acadêmicas da universidade. “Iremos inserir a Sema como edital de projeto de extensão para que os professores coloquem propostas dentro dessas demandas. Essas atividades se iniciarão como extensão, mas, com certeza, se desdobrarão para as pesquisas científicas veiculadas às práticas de ensino”, afirma.

Além da Farmácia Viva, a UFS também será parceira de outros projetos, a exemplo de intervenções urbanas no que se referem ao combate ao descarte irregular de resíduos e arborização, ações inerentes ao Planejamento Estratégico da gestão municipal.

Planejamento estratégico

Inseridos no eixo programático do Plano Estratégico da PMA, os projetos e programas da Sema objetivam promover o desenvolvimento urbano e econômico sustentáveis. Algumas das ações prioritárias são o inventário de emissão de gases do efeito estufa, a unidade de processamento de resíduos orgânicos, a revitalização do Horto Municipal a adequação da administração pública à agenda ambiental (A3P), o Plano de Arborização, ações de Educação Ambiental, o Parque Ecológico Poxim e o inventário de arborização urbana.

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente de Aracaju

Atualizado em: Qui, 06 de setembro de 2018, 23:04