Qui, 07 de maio de 2020, 10:56

Reitoria informa sobre ações na pandemia de Covid-19
Trabalho coletivo de professores, técnicos e alunos tem sido reconhecido por outras instituições e pela sociedade sergipana.

O quadro da pandemia de Covid-19 tem exigido das Instituições Superiores de Ensino e de Pesquisa uma conduta proativa, fundamentada em bases científicas, para enfrentamento da situação de calamidade em saúde pública em todo o território brasileiro. Diante da crise de saúde pública, a Universidade Federal de Sergipe foi uma das primeiras instituições do Estado de Sergipe a definir ações prioritárias, construídas pelo seu corpo administrativo e acadêmico, antecipando-se na formulação de estratégias de enfrentamento à Covid-19.

A instalação do Comitê de Prevenção e Redução de Riscos frente à infecção pelo Coronavírus, em 12 de março de 2020, por meio da Portaria nº 221/2020/GR, sob a presidência do vice-reitor, professor Valter Joviniano de Santana Filho, foi decisiva para a adoção de uma série de medidas de ordem acadêmica e administrativa, além de se constituir no centro de definição de projetos e ações em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado de Sergipe (MP-SE), com os governos do Estado e municipais, por meio das secretarias de Saúde.

A execução dessas ações está sendo possível graças ao trabalho incessante e voluntário de professores, técnicos administrativos e alunos da graduação e da pós-graduação. E para efetivá-las estão sendo realizadas aquisições de insumos e equipamentos de laboratórios com recursos oriundos de parcerias ou por meio de créditos orçamentários específicos aportados pelo Ministério da Educação (MEC) para as universidades que apresentaram projetos e planos de trabalho voltados ao enfrentamento da pandemia, caso da UFS.

Na Assistência Estudantil, as Pró-Reitorias de Administração e de Assistência Estudantil viabilizaram auxílios financeiros por meio do Plano de Ação Emergencial com recursos PNAES (Plano Nacional de Assistência Estudantil) para os alunos em condições de vulnerabilidade socioeconômica, em razão da interrupção dos serviços dos restaurantes universitários dos campi de São Cristóvão e de Lagarto e para minimizar outros impactos decorrentes da pandemia. Ação semelhante foi realizada para os alunos do Colégio de Aplicação (Codap), por meio de iniciativa da Direção do Codap junto à Pró-Reitoria de Planejamento, com recursos próprios para este fim.

Não obstante a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais, em sintonia com os regramentos governamentais, as rotinas administrativas e de interesse acadêmico não foram interrompidas, e passaram a ser executadas prioritariamente por meio remoto. Um exemplo dessa iniciativa foi a realização pela primeira vez na história da UFS de reunião por telepresença do Conselho Universitário (CONEPE), em 24 de abril.

Em relação ao retorno das atividades presenciais, a Instituição só decidirá quando irá acontecer de acordo com as disposições dos órgãos oficiais de saúde, além das análises realizadas por seus especialistas, de modo que todo e qualquer processo de ordem administrativa ou acadêmica seja conduzido da forma mais segura possível. As atividades dos Conselhos Superiores e do Conselho Diretor e de seus análogos em subunidades funcionarão durante esse tempo com o uso de tecnologias de comunicação e informação, o que permitirá que a UFS continue a exercer o seu importante papel frente à sociedade sergipana.

A demonstração inequívoca do trabalho coletivo de professores, técnicos e alunos num contexto tão adverso tem sido reconhecido por outras instituições e, particularmente, pela sociedade sergipana. A todas e todos que fazem a Universidade Federal de Sergipe ressaltamos que o enfrentamento da pandemia de Covid-19 é atribuição do indivíduo e da coletividade, devendo ser mantido com responsabilidade e como compromisso social.

Angelo Roberto Antoniolli

Reitor


Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Atualizado em: Qui, 07 de maio de 2020, 11:26

Notícias Relacionadas
Notícias UFS