Sex, 07 de agosto de 2020, 15:30

UFS é a 15ª instituição ibero-americana com maior produção científica nos estudos de Turismo
Foram analisadas as sete principais revistas da área publicadas em português e espanhol durante 13 anos

De acordo com os dados coletados por Moreno-Gil et al. (2020) para o artigo The dissemination of tourism scientific research in Latin American journals. A bibliometric study”, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) é a 15º instituição ibero-americana com maior produção científica de turismo em revistas especializadas da área na América Latina.

Os pesquisadores analisaram as sete principais revistas publicadas em português e espanhol entre o período de 2006 a 2018, com o objetivo de identificar as instituições e autores com maior produção científica em turismo nas regiões de estudo.

Para a atual chefe do Departamento de Turismo (DTUR), Laura Almeida, esse reconhecimento da comunidade acadêmica é significativo. “Atualmente, nosso Departamento é composto por dez docentes, todos doutores e com projetos de pesquisa e extensão, que são demandas da nossa realidade em sala de aula e da sociedade. Para nós, esse resultado significa um reconhecimento dessas ações e desse engajamento”, conta.

A chefe do Departamento de Turismo, Laura Almeida, acredita que a boa colocação da UFS é fruto do empenho de todos que compõem o curso. (fotos: arquivos pessoais)

Ainda segundo ela, a boa colocação da UFS deve-se, principalmente, ao esforço conjunto dos professores e alunos. “Se temos um resultado expressivo, isso diz que temos um corpo discente e docente qualificado, o que viabiliza ampliar nossas produções acadêmicas. Poder atender às demandas da sociedade através da pesquisa nos dá a sensação de que estamos, de fato, prestando nosso papel”.

O professor Denio Azevedo, também do DTUR, concorda com Laura. “O dado divulgado deixa todos que trabalham no Departamento de Turismo muito orgulhosos. Comparado a outras realidades, é um curso muito novo, com menos de 15 anos de existência, porém com profissionais qualificados, o que auxilia bastante nesse número. Além disso, o resultado significa muito porque essa posição foi atingida mesmo sem termos um curso de mestrado e doutorado”, diz.

Denio Azevedo: “A UFS ficar entre as 15 universidades com maior produção científica de turismo em revistas especializadas da área na América Latina é uma grande alegria e orgulho”.

Projetos

O Departamento de Turismo da UFS conta com vários projetos de pesquisa e extensão, realizados concomitante com atividades de ensino. Recentemente, foram desenvolvidas ações de extensão que irão contribuir para retomada do turismo em meio a essa pandemia.

“São trabalhos que foram desenvolvidos em um contexto social, como o projeto “Temporada Gastronômica”, do professor Denio Azevedo e “Inventário Turístico do Município de Estância, da professora Daniela Pereira, dentre outros que certamente irão gerar impacto direto na sociedade sergipana e, consequentemente, publicações científicas que servirão de base de pesquisa para outros municípios e estados”, relata.

Atualizado em: Sex, 07 de agosto de 2020, 15:38