Sex, 30 de outubro de 2020, 08:54

Servidores da UFS participam da oficina “Gestão de Riscos aplicada às IFES”

Nos dias 21, 22, 26 e 27 de outubro, os servidores da Universidade Federal de Sergipe participaram da oficina “Gestão de Riscos aplicada às IFES”, ministrada pelo professor Tiago de Alencar Viana, coordenador de Transparência, Governança e Gestão de Riscos/Proplan da Universidade Federal do Cariri (UFCA), através da plataforma Microsoft Teams.

“A importância da atividade é que ela é uma oficina de capacitação com foco na aplicação prática das metodologias e ferramentas de gestão de riscos que existem e que são adotadas nas principais instituições públicas e privadas do país”, explica Marcos Vinícius Nascimento, coordenador adjunto do Comitê de Gestão de Riscos e Controles (CGRC) da UFS.

Curso foi ministrado pelo professor Tiago de Alencar Viana, da Universidade Federal do Cariri (UFCA). (foto: Arquivo pessoal)

A iniciativa faz parte do conjunto de atividades previstas na Política de Governança da UFS, aprovada na Resolução nº 15/2020/Consu, e operacionalizada pelo Comitê Institucional de Governança (CIG) da Universidade Federal de Sergipe. O objetivo foi promover o desenvolvimento contínuo dos servidores e incentivar a adoção de boas práticas de governança a partir das temáticas Integridade, Gestão de Riscos e Controles, Comunicação e Transparência e Governança Digital.

A oficina capacitou cerca de 35 servidores de todos os campi, centros de ensino e pró-reitorias. “Essa oficina consolida um projeto nosso de implantação da Política de Gestão de Risco na UFS, capacitando os servidores que vão atuar junto com com o Comitê de Gestão de Riscos e Controles no auxílio do mapeamento dos riscos inerentes às suas atividades”, afirma Marcos Vinícius.