Ter, 23 de fevereiro de 2021, 10:52

Novo prédio no campus da Saúde traz mais conforto a usuários do SUS
Já estão funcionando no prédio oito salas de consultório, antes da operação eram apenas duas. Enfermaria pediátrica também foi ampliada.

Mulheres e crianças que estão sendo atendidas pelo Ambulatório de Saúde da Mulher ou em internamento na Pediatria do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) ganharam um espaço mais amplo e confortável. A mudança ocorreu após o início do funcionamento do prédio da Unidade Materno Infantil do HU-UFS, localizada no Campus da Saúde, em Aracaju.

Em recente visita ao local, a reitora pro tempore da UFS, Liliádia Barreto, constatou de perto como ficou o novo ambiente. “Além de representar a ampliação da infraestrutura do hospital, proporcionando um atendimento mais confortável aos pacientes, a unidade é mais um reforço para que estudantes e residentes da área da saúde tenham um local de práticas, especialmente nas áreas da ginecologia, obstetrícia, saúde da mulher e pediatria”, destacou a reitora.

Fotos: Schirlene Reis (Ascom UFS)

Por enquanto, funcionam no prédio oito salas de consultório, sendo que antes da operação da nova estrutura eram apenas duas. “Estamos dando mais conforto aos profissionais e pacientes que frequentam o Ambulatório de Saúde da Mulher, com um maior espaço para toda a equipe, alunos e pacientes. Em relação à pediatria, foi feita a transferência da enfermaria de pediatria do hospital para o novo prédio, aumentando também o número de leitos”, destacou a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado do HU-UFS, Ana Paula Lemos.

Para a coordenadora da Unidade, a ginecologista e obstetra Thaís Serafim, o espaço se configura como um fator importante para assistência à população e para os alunos da graduação e residências. “Hoje conseguimos colocar em funcionamento neste prédio os ambulatórios de ginecologia, obstetrícia e mastologia, além das enfermarias de pediatria. São setores que já estavam funcionando em outro local do HU e foram transferidos, proporcionando mais conforto para pacientes, estudantes e funcionários em geral”, ressaltou a médica.

Img 20210223 wa0026

Implantação gradativa

A visita ao prédio foi conduzida pela superintendente do HU-UFS, Angela Silva, que explicou que os serviços oferecidos na unidade estão sendo implantados gradualmente. “Já sabemos que o prédio não pode operar plenamente, ainda mais com a pandemia, mas ele terá um funcionamento gradativo. Estamos aguardando também o novo concurso da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), da qual o HU é filial”, afirmou.

A gestora enfatizou que, além da liberação do concurso, é necessária a compra de alguns equipamentos, cujo custo é elevado. “Temos que operar essa funcionalidade e habilitar os serviços junto aos gestores municipais, ou seja, fazer a devida contratualização. Só estão funcionando agora os serviços que já são contratualizados, como o ambulatório de ginecologia e obstetrícia, a mastologia e a pediatria. No entanto, a parte de maternidade especificamente não tem previsão de funcionamento ainda, porque precisa ser contratualizada com o município de Aracaju ou com o Governo de Sergipe”, pontuou Angela Silva.

Img 20210223 wa0034

A contratualização a que a gestora se refere é a formalização da relação entre gestores públicos de saúde e hospitais integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, são estabelecidos compromissos entre as partes, visando qualificar a assistência e a gestão hospitalar.

Ampliação

O novo prédio está funcionando com atendimento parcial, já que será necessário contratar pessoal, adquirir equipamentos necessários ao funcionamento pleno e celebrar a contratualização com o município de Aracaju ou com o Governo de Sergipe.

Img 20210223 wa0012

Ao resolver esses trâmites, a Unidade Materno Infantil terá capacidade para realizar cerca de 300 partos mensais, contando com UTI Neonatal, UTI Adulto, UTI Pediátrica, leitos de enfermaria e berçário. “O benefício para usuários do SUS é imediato, dada a carência de leitos maternos enfrentada hoje em Sergipe”, destacou a superintendente do HU-UFS, Angela Silva.

Andreza Azevedo

Gabinete da Reitora