Sex, 17 de setembro de 2021, 11:13

UFS divulga Plano de Ação da Política de Assuntos Estudantis 2021-2025
Apresentação do plano foi realizada pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis, Marcelo Mendes

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Sergipe (Proest/UFS) lançou nesta sexta-feira, 17, o Plano de Ação da Política de Assuntos Estudantis Quadriênio 2021-2025. O documento tem por finalidade criar estratégias para fortalecer as diretrizes do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), cujo objetivo é ampliar as condições de permanência dos jovens de baixa renda na Educação Superior Pública Federal.

Para construir o plano, a metodologia de trabalho teve por base a formação de grupos e subgrupos, realizando também reuniões com os diretores de centros e visitas aos campi. De acordo com o reitor da UFS, Valter Santana, o resultado atendeu as expectativas.

“É uma satisfação muito grande participar desse momento em que materializamos aquilo que pensamos para nossa instituição. Estamos não apenas entregando um plano para ficar no papel, estamos exercitando uma construção coletiva em prol do que pensamos para o futuro da nossa instituição, uma construção baseada em diálogos para, dentro dos pilares selecionados como estratégicos, desenvolver um plano de ação que possa materializar o que está sendo pensado em realidade”, afirmou o reitor.

Solenidade aconteceu na Sala dos Conselhos Superiores. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

“Diálogo e transparência são fundamentais para executar as ações que tanto orgulham a comunidade universitária e a sociedade sergipana. Nossos maiores ativos são as nossas pessoas, com servidores, professores e alunos competentes e empenhados. Não é por acaso que a universidade vem se destacando ano a ano, muito bem posicionada no cenário nacional e no internacional”, comentou Valter Santana.

Apresentação

A apresentação do plano foi realizada pelo pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFS, Marcelo Mendes. Ele reforçou que a Proest atua junto aos discentes de graduação presencial em condição de vulnerabilidade socioeconômica, buscando alcançá-los através de auxílio financeiro, acompanhamento psicopedagógico, programas esportivos, culturais e acesso à alimentação.

“A construção do Plano de Ação da Política de Assuntos Estudantis, integrada com o Plano de Desenvolvimento Institucional, é um instrumento fundamental para exercitar os valores democráticos e as diretrizes e missão da UFS, contribuindo ainda para melhorar cada vez mais a execução dos recursos Pnaes, com planejamento, eficiência, transparência e inclusão social”, resumiu Marcelo Mendes.

Apresentação foi realizada pelo pró-reitor da Proest, Marcelo Mendes.

Assim como os pró-reitores da UFS, o vice-reitor da instituição de ensino, Rosalvo Ferreira, também prestigiou a apresentação do Plano de Ação da Política de Assuntos Estudantis Quadriênio 2021-2025. “A universidade está sempre avançando, é uma construção viva. É muito relevante a participação das pró-reitorias no processo de gestão superior da universidade”, pontuou.

A divulgação do Plano foi antecedida pela apresentação musical do grupo Nosso Som, que faz parte de um projeto de extensão da própria universidade.

Atualizado em: Sex, 17 de setembro de 2021, 13:29