Sex, 15 de julho de 2022, 15:09

Observatórios Sociais promovem Fórum de Integração de Saberes, como parte da programação dos 54 anos da UFS
Programação segue até o dia 31 de maio
Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS

Os Observatórios Sociais da Universidade Federal de Sergipe realizaram, na tarde da última terça-feira, 17, o Fórum de Integração de Saberes com o tema “Águas, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. O evento faz parte da programação em comemoração aos 54 anos da UFS e ocorreu no auditório da Didática VII.

Karina Sposato, coordenadora dos observatórios sociais, ao iniciar sua fala, relatou a satisfação inaugurar o fórum que cumpre com suas missões como instituição hoje. De acordo com Karina, ele tem como objetivo aproximar a universidade das demandas sociais e das questões que são colocadas na atualidade.

1g6a5498 forum de saberes

Ela relembra a oportunidade de participar do primeiro fórum, que aconteceu na Semana Acadêmica (Semac), em formato virtual, e reforça que este é o primeiro fórum em formato presencial, que de certo modo marca também esse momento de transição de retorno da universidade as atividades presenciais, com essa importante data de aniversário de 54 anos da UFS.

“É importante frisar que esse é um momento de aproximação da universidade com os gestores públicos, empresas, setor produtivo, movimentos sociais, coletivos e organizações de direitos humanos. Dentro desse tema que são as questões ligadas a água, ao meio ambiente, ao desenvolvimento sustentável, que hoje compõe os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fazem parte da agenda 2030 das Nações Unidas, os Observatórios Sociais da UFS vêm participando de uma série de redes de discussão dos Objetivos Desenvolvimento Sustentável”, ressalta.

Valter Santana, reitor da universidade, ressaltou a relevância dos Observatórios Sociais. “Nada melhor para a única universidade pública de Sergipe, que se preocupa efetivamente com a sociedade, que comemorar o aniversário tratando de pontos importantes do nosso estado. As discussões aqui ancoradas através dos observatórios vão nortear as nossas ações de extensão, as nossas ações de pesquisa para que, efetivamente, o trabalho produzido na universidade, – que hoje basicamente são 90% da produção científica tecnológica do estado sendo produzida aqui na universidade – possam ser direcionadas para questões importantes do nosso estado”.

O reitor ressaltou ainda o papel social da UFS. “Uma universidade que se preocupa com a formação dos nossos alunos, que dialoga com a sociedade aproximando o ensino da realidade que os nossos alunos irão enfrentar, mas também uma universidade que também devolve para a sociedade conhecimentos novos”.

Verônica Soares – bolsista

Adrine Cabral – Ascom UFS