Qui, 18 de agosto de 2022, 14:44

Professor Paulo Ricardo Martins Filho recebe título de cidadão aracajuano
Pesquisador se destacou nos estudos contra a covid-19
1g6a3876

Um dos pesquisadores de relevante destaque nos estudos a respeito da pandemia da covid-19, o professor Paulo Ricardo Saquete Martins Filho recebeu o título de cidadania aracajuana, conferido pela Câmara de Vereadores da capital. A solenidade ocorreu no plenário da casa na tarde desta quarta-feira, 17.

O título foi aprovado pelo plenário da Câmara em agosto do ano passado, mas a sessão solene foi protelada em razão das restrições da pandemia.

Entregue nesta quarta, o título foi aprovado em agosto de 2021. (Fotos: Adilson Andrade - Ascom UFS)

Paulo é professor do Departamento de Educação em Saúde (DESL) e dos programas de pós-graduação em Odontologia (Prodonto) e em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“Nossa família reside em Aracaju há mais de 30 anos, minhas filhas são aracajuanas. Eu fiz a graduação, especialização, mestrado e doutorado na UFS, já são pouco mais de dez anos como servidor público efetivo da casa, uma história escrita nessa cidade, nesse estado. Então estou muito agradecido a essa homenagem”, afirmou Paulo Martins.

O docente já possui o título de cidadania sergipana, concedido em fevereiro do ano passado pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

Em 2020, Paulo Martins Filho apareceu entre os cinco pesquisadores que mais fizeram publicações científicas sobre a covid-19 no Brasil.

Em outubro de 2020, Paulo Martins Filho apareceu entre os cinco pesquisadores que mais fizeram publicações científicas sobre a covid-19 no Brasil. A informação foi divulgada pelo Jornal da USP, através de um levantamento realizado pela Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica, com base em informações da plataforma Dimensions.

“Hoje é um dia muito especial, é um dia de reconhecimento, na verdade, pelo trabalho que a gente vem desenvolvendo ao longo dos últimos anos em prol da ciência aqui no estado, tentando da melhor forma possível, junto com os nossos alunos, com colegas de trabalho, junto aos programas de pós-graduação, gerar conhecimento científico, aplicável, útil à sociedade", exclamou Paulo.

O pró-reitor de pós-graduação e pesquisa, Lucindo Quintans, e o vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, compareceram à solenidade.

Biografia

Paulo Ricardo Saquete Martins Filho nasceu em Salvador-BA, no dia 15 de fevereiro de 1980. Criado em Canoas/RS, mudou-se com seus pais no final da década de 1980 para Aracaju-SE, onde construiu sua carreira acadêmica e constituiu família. Casado desde 2006, é pai de duas meninas nascidas na capital sergipana.

Após concluir o ensino fundamental e médio no Colégio Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, graduou-se em Odontologia (2005) na UFS, onde também especializou-se em Microbiologia (2008) e titulou-se Mestre (2010) e Doutor (2013) em Ciências da Saúde na área de concentração: Epidemiologia, Planejamento e Avaliação em Saúde.

Professor efetivo da UFS desde 2011 com regime de dedicação exclusiva, Paulo Martins Filho é lotado no Departamento de Educação em Saúde do Campus Antônio Garcia Filho, em Lagarto, chefia o Laboratório de Patologia Investigativa no Hospital Universitário de Aracaju, e é pesquisador permanente dos programas de pós-graduação em Odontologia e em Ciências da Saúde.

Marcilio Costa - Ascom UFS
Josafá Neto - Rádio UFS