Qui, 08 de dezembro de 2022, 12:35

UFS participa de Seminário de Comunicação da Andifes
Programação incluiu apresentação do Plano de Ações do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais

Nessa quarta-feira, 2, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana e a diretora de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual (Decav), Maíra Bittencourt, participaram do Seminário de Comunicação, em Brasília (DF), promovido pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom/Andifes). O evento reuniu reitores e gestores de comunicação das universidades federais de todo o Brasil com o objetivo de discutir a situação atual e o futuro da comunicação nas instituições federais de ensino.

A programação contou com mesas-redondas que trataram temáticas como: “As universidades nas disputas simbólicas da esfera pública contemporânea”, “Comunicação como atividade finalística estratégica das universidades” e “Estratégias de fortalecimento institucional das IFES em tempos de infodemia”.

A diretora da Decav explicou as motivações para a realização do evento. “Entendemos a comunicação como um pilar estratégico das universidades e que precisamos cada vez mais trabalhar com a comunicação desta forma. Neste evento mostramos quais os nossos principais desafios, como estão as equipes e as nossas demandas; um processo de “passar um olhar” acerca do que precisamos resolver para conseguir alcançar as nossas metas”, detalhou Maíra.

Fotos: Divulgação/Andifes

No encerramento do seminário, após a apresentação do panorama das universidades, houve a divulgação do Plano de Ação Cogecom 2023, o qual traz as principais metas para o setor de comunicação das universidade no próximo ano, como o desbloqueio das vagas de concurso na área, a retomada da RedeIFES de Radiodifusão e a implantação de uma agência de notícias, dentre outras demandas.

Reconhecendo o papel estratégico que a comunicação desempenha nas universidades, o reitor Valter Santana destacou que o setor atua como uma “ponte” que leva para a comunidade universitária e externa o que ocorre na instituição e lembrou das ações adotadas para o fortalecimento das equipes responsáveis por este trabalho, como por exemplo a consolidação da Rádio e TV UFS.

“Buscamos potencializar a nossa infraestrutura de comunicação, integrando-a com toda a comunidade acadêmica, otimizando os fluxos de processo para que eles possam ter acesso direto aos canais de comunicação, auxiliando na divulgação das nossas ações”, comentou o reitor.

UFS assume direção do Colégio de Gestores de Comunicação

Entre os dias 17 e 20 de agosto, durante o Encontro de Gestores, realizado em Aracaju (SE), houve a eleição da nova diretoria para a gestão de 2023 do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom). Ocasião em que a diretora de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual da UFS, Maíra Bittencourt, foi eleita por unanimidade, como diretora. Ivanei Salgado da Universidade Federal de Alfenas (Unifal/MG) será o vice-diretor do Colégio e Sandro Colferai, da Universidade Federal de Rondônia (UNIR/RO), o secretário.

20221207 173711

“Conseguimos ocupar este espaço por termos hoje na UFS uma estrutura consolidada de comunicação, que nos permite ser estrutura de apoio para as outras universidades. A UFS assume o papel de unidade de suportes às demais universidades, para ajudá-las desde o planejamento até a execução dessas atividades”, explicou a diretora.

Para a edição de 2023 do Cogecom, prevista para a segunda quinzena do mês de agosto, a sede escolhida é a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Andréa Santiago – Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 08 de dezembro de 2022, 14:59