Ter, 31 de janeiro de 2023, 12:12

UFS retoma Programa #ServidorCidadão de forma presencial
Próximas edições serão divulgadas nos canais da universidade
#ServidorCidadãofoi aberto com apresentações musicais. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Sergipe (Progep/UFS) realizou nesta terça-feira, 31, o primeiro Programa #ServidorCidadão de 2023, com o tema: ‘No meio do caminho tinha uma pedra; tinha uma pedra no meio do caminho: (Re)Construindo-se’, conduzido pelo psiquiatra Luís Felipe Sales. O evento foi aberto com um sarau musical de docentes e técnicos administrativos da UFS, além da participação do artista Pedrinho Mendonça.

De acordo com a pró-reitora da Progep, Thaís Ettinger, a iniciativa marca o recomeço dos eventos presenciais voltados aos servidores da UFS. “Iniciamos hoje os nossos eventos do ano de 2023, começando com esse encontro presencial para a gente poder realmente retornar a essas atividades, e nada mais oportuno do que trazer uma temática tão importante para todos nós, que é a saúde mental. Então o #ServidorCidadão desse mês possibilitou reencontrar todo mundo. A ideia também de ter um sarau para a abertura do evento trouxe muita leveza para os trabalhos que vão iniciar. Acredito que é um recomeço de fato e todos os servidores são muito bem-vindos”, declarou Thaís.

Thaís Ettinger é pró-reitora de Gestão de Pessoas. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A temática relatada pela pró-reitora foi abordada pelo palestrante convidado, Luís Felipe Sales, que é médico pós-graduado em Psiquiatria. “Falei sobre pedras que aparecem nos caminhos das pessoas. Hoje especificamente sobre o que é uma síndrome de exaustão emocional associada a condições estressantes crônicas no trabalho e como a gente pode superar isso. Como superar uma crise de Burnout a partir de três passos simples para isso. A importância desse tema é extrema, pois estamos em um mundo muito estressante, muito intolerante, cheio de coisas que deixam gatilhos nas pessoas e, dentro da perspectiva de trabalho, isso é de fato uma realidade”, pontuou o médico.

O médico Luís Felipe Sales ministrou o primeiro #ServidorCidadão de 2023

Para Roberto Wagner, servidor da UFS há cerca de 17 anos e que fez parte do sarau de abertura, o #ServidorCidadão desta terça-feira tem dupla importância. “Primeiro é um momento de reencontro das pessoas, de reintegração e nada melhor do que se reencontrar com esse tema, já que a palestra vem para tratar sobre saúde mental, que é algo que passa muitas vezes despercebido. É algo que você nota e sabe o que está acontecendo com a pessoa, mas que muita gente internaliza. Muitas vezes o sinal tem que se manifestar no corpo, vem de dentro para fora, e quando o corpo já começa a falar é quando muito provavelmente, internamente, isso já está de uma forma muito violenta no interior daquela pessoa”, destacou Roberto.

Arte

“A gente participou aqui hoje ativamente em um momento cultural trazendo um pouco de arte, uma arte que ajudou muita gente nesse período de pandemia, no período telepresencial, nos períodos das distâncias. A arte nos aproximou e nada melhor do que fazer esse ponto de interconexão com uma das ferramentas mais terapêuticas que a gente tem hoje em dia, com a musicoterapia, enfim, para ajudar em vários desses problemas que a palestra tratou”, destacou Roberto Wagner.

O evento teve a aprovação do público, conforme relatou a servidora Girlandia Andrade, da Divisão de Capacitação. “Depois de tudo o que a gente passou, de todo esse momento de dificuldade, retornar e ter esse acolhimento, ter esse momento de reflexão, esse momento de observar a beleza da arte, é extremamente importante. Estou realmente emocionada, meu marido toca percussão, eu sou apaixonada por percussão e realmente fui tocada na alma por esse evento. Só tenho a agradecer por esse projeto, essa oportunidade, esse retorno, esse cuidado com o servidor”, disse Girlandia.

Girlandia Andrade é servidora da UFS, lotada na Divisão de Capacitação

O Servidor Cidadão acontece todos os meses, com programação a ser divulgada pelos canais da universidade.

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 31 de janeiro de 2023, 16:00