Ter, 30 de maio de 2023, 11:13

Câmara de Aracaju promove homenagem à UFS em audiência pública
Sessão solene foi realizada na segunda-feira, 29
Solenidade foi realizada na segunda-feira, 29. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Foi realizada na última segunda-feira, 29, uma sessão solene na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) em alusão aos 55 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A sessão, em formato de audiência pública, teve como objetivo apresentar a história da instituição de ensino, apontar fatos a respeito do seu desenvolvimento e mostrar o desempenho da universidade nos campos de pesquisa, ensino e extensão.

Para o reitor da UFS, Valter Santana, a sessão oportunizou interagir com a sociedade aracajuana por meio dos seus representantes. “A Universidade Federal de Sergipe, em seu mês de aniversário, busca interagir com a sociedade, por isso aqui estamos na Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju, município que abrigou a universidade ainda nos seus primórdios, antes da inauguração do nosso Campus Sede, em São Cristóvão. Aracaju abriga até hoje o Campus João Cardoso do Nascimento Junior, onde nós temos o nosso Hospital Universitário, com cursos da área da saúde, e com muitos projetos de extensão, de pesquisa que são realizadas na capital sergipana. Então essa é uma forma da universidade se congratular com os munícipes de Aracaju, agradecer e seguir com o sonho da nossa universidade, com a participação de todos, mostrando aquilo que fizemos e estamos realizando, seguindo os potenciais para crescimento da nossa universidade”, resumiu o reitor.

Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Vasconcelos recebeu homenagem do reitor Valter Santana. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Valter aproveitou para ressaltar o papel dos docentes da UFS na história e no sucesso da universidade. "Se a universidade permanece hoje em rankings de destaques uma das razões é o número de professores e professoras que construíram essa realidade e nos ajudaram a construir essa instituição”, complementou.

Transformação social

Já o presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos, responsável pela realização da audiência pública, enfatizou que a UFS não está presente em Sergipe apenas para formar recursos humanos, proporcionar uma graduação, mas age como uma transformadora social que garante à pessoa viver de forma digna. “Fizemos uma audiência pública para homenagear todos aqueles que fizeram e fazem a Universidade Federal de Sergipe, que nos seus 55 anos de história tem um legado importantíssimo junto à sociedade sergipana, não só na transmissão do conhecimento, mas também na nossa economia, de diversos setores, da nossa sociedade. Então nós temos que lembrar sempre essas datas, relembrar todos aqueles que nos ajudaram a chegar até aqui, não só enquanto instituição, mas também no desenvolvimento de vários setores. Então, é importantíssimo que a gente não deixe uma data como essa ficar em branco, sempre fazendo as devidas homenagens”, pontuou Ricardo Vasconcelos.

Evento contou com apresentação de grupo do Departamento de Música. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Durante a audiência pública, o vice-reitor da UFS destacou em sua fala que o reconhecimento da UFS significa também valorizar os investimentos públicos. "Quem valoriza a UFS, valoriza o povo sergipano, porque é o investimento público que promove a transformação da nossa universidade. Nossa missão é servir, e cada letra dessa palavra tem um significado: Sustentabilidade, Excelência, Respeito, Valorização, Integração e Resiliência”, explicou Rosalvo.

Homenagem

Homenagem à prefeitura de Aracaju foi recebida pelo secretário municipal de Educação de Aracaju, Ricardo Abreu. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

A sessão solene teve ainda a participação do secretário municipal de Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, que, representando o prefeito do município, recebeu das mãos do reitor uma placa alusiva aos 55 anos da UFS. "Temos que honrar esses 55 anos homenageando a todos os profissionais que fazem essa instituição e a todos os profissionais que passaram pela UFS ao longo desses anos e deixaram sua contribuição para que a universidade se tornasse o que é hoje: referência no desenvolvimento e crescimento do nosso estado”, comentou o secretário.

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 30 de maio de 2023, 14:12