Reitor

Nascido na cidade de Itapeva, em São Paulo, no dia 07 de março de 1958, Angelo Roberto Antoniolli passou a infância e a adolescência em Pariquera-Açu, pequena cidade com menos de 20 mil habitantes da região do Vale da Ribeira, litoral paulista.
Apesar de ter crescido em uma comunidade essencialmente agrícola, o jovem Angelo nutriu durante 18 anos um sonho pouco comum entre as pessoas de seu convívio. Queria ser um cientista.
Saiu da escola pública, onde cursou o Ensino Fundamental e o Médio, direto para a cidade de São Paulo, onde iniciou o curso técnico em Energia Nuclear no IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares). Certo de que ainda não havia encontrado a sua paixão, mudou-se para Florianópolis, onde se graduou em Farmácia na Universidade Federal de Santa Catarina e se encantou pela Farmacologia e, em especial, pelo poder de cura dos produtos naturais. Logo depois voltou a São Paulo, onde cursou mestrado e doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, vinculada à Universidade de São Paulo (USP), ficando assim mais próximo do plano construído anos antes.
A carreira acadêmica se tornou realidade no ano de 1993, quando veio para Sergipe assumir o cargo de professor do Departamento de Fisiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Desenvolveu pesquisas e orientou estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado, o que resultou em dezenas de artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Angelo Antoniolli é citado em trabalhos acadêmicos de todo o mundo por conta de suas pesquisas sobre os mecanismos e ações dos fármacos no combate à dor e à inflamação.
Foi premiado, inclusive, pelo Conselho Nacional de Farmácia devido a seus trabalhos na área. É pesquisador CNPQ na categoria 1D. Conseguiu ser cientista.No entanto, Angelo foi além do seu sonho de infância e percebeu que poderia contribuirainda mais com o desenvolvimento da Universidade Federal de Sergipe. Foi o mentor e o primeiro coordenador do curso de Farmácia da UFS. Foi também chefe do Departamento de Fisiologia, vice-diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), vice-reitor por dois mandatos e, desde 2012, é reitor da UFS. É um entusiasta da integração da Universidade com a sociedade, do diálogo e das
parcerias. Segundo ele, toda a ciência desenvolvida nos laboratórios e nas salas de aula deve estar voltada para um único fim: melhorar a vida das pessoas.
Conheça o Currículo Lattes do reitor Angelo Antoniolli.

reitor@ufs.br

(79) 2105-6404

Notícias