Seg, 22 de março de 2021, 17:28

Valter Santana é empossado como reitor da UFS
Aos 40 anos, professor do Departamento de Fisioterapia é o mais jovem a assumir o cargo
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o novo reitor da UFS, professor Valter Joviniano, seguram o Termo de Posse. (fotos: Ascom MEC)

O professor Valter Joviniano de Santana Filho tomou posse, às 11 horas desta segunda-feira, 22, no cargo de reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para um mandato de quatro anos. Ele foi empossado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, em Brasília.

Na próxima quarta-feira, 24, ocorrerá a tramsissão de cargo no Gabinete do Reitor, na UFS. "Aqui será um ato simples porque não há motivos para festa, diante de tudo o que está acontecendo, e também para evitar aglomeração", disse o novo reitor.

Valter Santana foi nomeado para o cargo no dia 17 de março

Com 40 anos de idade, é o mais jovem a assumir o cargo de reitor da UFS. Ele foi nomeado na última quarta-feira, 17, e o decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, foi publicado no Diário Oficial da União no dia 18.

Para o novo reitor é importante conduzir a UFS de forma tranquila, administrando da melhor forma possível a instituição nesse momento de crise nacional. “Trata-se de um momento difícil, em que a universidade busca sua normalidade diante de um ano atípico por conta da pandemia. Queremos retomar e avançar em todas as atividades para ofertar um ensino de qualidade, com aproximação da sociedade”, ressaltou.

Cerimônia foi realizada em Brasília, nesta quarta-feira, 22

Na história

Professor associado do Departamento de Fisioterapia, Valter Santana trabalhou na implementação do campus de Lagarto e esteve à frente do Hospital Universitário de Lagarto (HUL). Natural de Salvador (BA), ele ingressou na UFS como professor efetivo em 2009.

Possui mestrado e doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo, e é membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e da Sociedade Americana de Fisiologia (APS). Foi nomeado vice-reitor da UFS no dia 2 de dezembro de 2019, em razão da aposentadoria da professora Iara Campelo, que era a vice-reitora.

Atualizado em: Sex, 09 de abril de 2021, 17:11