Na tarde desta quarta-feira, 24, o professor Valter Joviniano de Santana Filho recebeu o cargo de reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS) da professora Liliádia da Silva Oliveira Barreto, que assumiu a gestão pro tempore da instituição entre novembro de 2020 e março de 2021. A solenidade de transmissão de cargo ocorreu na Sala dos Conselhos Superiores, localizada no campus São Cristóvão, com exibição ao vivo no canal da UFS no YouTube. O público foi restrito como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus.
Em seu discurso, o professor Valter Santana ressaltou os desafios a serem enfrentados, em especial durante a pandemia. “Hoje temos uma universidade transformada e que se expandiu. Iremos trabalhar para melhorar os indicadores, com transparência, com eficiência na aplicação dos recursos públicos e buscando a participação de todos. O momento exige ação, vigilância e cautela, além de esforço mútuo para que a UFS trilhe o caminho da estabilidade e do diálogo”, pontuou o reitor, que assume o mandato pelos próximos quatro anos.
+ Leia o discurso do reitor na íntegra
Por sua vez, a professora Liliádia Barreto agradeceu à sua equipe pelos quatro meses de cooperação mútua. “Foi um momento importante para a universidade, de reflexão, em um contexto de pandemia, de tantas inseguranças. Um momento de parar e pensar sobre democracia, autonomia, enfim, foi uma oportunidade ímpar. Agradeço a todos pelo coleguismo e respeito nesses quatro meses de aprendizado. Volto agora, como servidora que sou, e estou à disposição da universidade para contribuir”, afirmou Liliádia.
Equipe gestora
Foram empossados o vice-reitor Rosalvo Ferreira, os pró-reitores Dilton Maynard (Graduação), Lucindo Quintans (Pós-Graduação e Pesquisa) e Marcelo Mendes (Assuntos Estudantis), além do superintendente de Tecnologia da Informação, Andrés Menéndez.
Os pró-reitores de Gestão de Pessoas, Thaís Ettinger, e de Administração, Abel Smith, foram reconduzidos ao cargo. A equipe também é composta pelo chefe de Gabinete, José Antonio Barreto.
Nomeação e posse
Por meio de decreto assinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, o professor Valter Santana foi nomeado para exercer o cargo de reitor da UFS no dia 17 de março. Em 22 de março, ele foi empossado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, em Brasília.
Ascom
comunica@academico.ufs.br