Na manhã desta terça-feira, 20, o reitor da UFS, Valter Santana, esteve reunido na instituição com gestores de Simão Dias e Salgado. O foco principal foi debater ações conjuntas entre a universidade e os dois municípios da região Centro-Sul de Sergipe.
“É uma iniciativa de integração da universidade com os municípios onde temos ação educacional, levando ampliação dos nossos campos de práticas para os alunos e qualificação de serviço para a população assistida”, afirma Valter.
Simão Dias
O reitor da UFS ressaltou a finalização da obra do Centro de Reabilitação e Qualidade de Vida (CRQV) em Simão Dias, unidade do Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, de Lagarto. O projeto faz parte do esforço para interiorização da universidade, abrangendo estudantes de outras localidades. O centro tem pretensão de ser referência nas áreas de fisioterapia e reabilitação e foi orçado em mais de R$ 6 milhões.
“Em Simão Dias, estamos finalizando a obra muito importante do Centro de Reabilitação para consolidação e expansão das ações desenvolvidas pelo campus de Lagarto, em parceria com o Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS). Essa obra vai prover um serviço completo que estará integrado à rede de atenção à saúde, atendendo a população da região Centro Sul”, explica Valter Santana.
O prefeito de Simão Dias Cristiano Viana celebrou a parceria firmada no encontro. “O objetivo foi firmar parcerias para o futuro com a finalização do Centro de Reabilitação. O nosso município está à disposição para que, juntos, possamos buscar melhorias principalmente na área da saúde. A gente agradece ao reitor por abrir essa oportunidade”, diz.
Acompanharam a visita o secretário de Administração, Claudiano Soares, o vice-prefeito e secretário de Saúde, Renaldo Prata, e o ex-deputado Valadares Filho, que também esteve presente na assinatura da ordem de serviço do CRQV, em março de 2018.
Salgado
Já o prefeito do município de Salgado, Givanildo Costa, reforçou a importância dos ganhos para ambos os lados com a oferta de novas possibilidades de estágio. “A gente busca parceria para fazer com que o corpo estudantil possa contribuir com o nosso município. Hoje nós temos clínica disponível e esses alunos podem contribuir dentro do corpo técnico das especialidades ofertadas pela UFS, somando para o aprendizado do aluno como forma de estágio e agregando ao serviço prestado no município”, declara.
“Dentro da missão da universidade de produzir um conhecimento que seja aplicado para o desenvolvimento dos municípios e da população, essa visita foi importante para traçar estratégias de ações da UFS que atinjam um número maior de pessoas, fortalecendo a relação da UFS com os municípios de Sergipe”, resume o reitor Valter Santana.
O prefeito de Salgado esteve acompanhado dos secretárias de Administração e de Saúde, e do secretário de Cultura.
Letícia Nery
comunica@academico.ufs.br