Qui, 06 de maio de 2021, 14:36

Reitor busca apoio da Alese para incrementar ações da UFS
Um dos temas foi a geração de tecnologia pela UFS para desenvolvimento do estado
Reitor Valter Santana (à dir.) esteve acompanhado do seu assessor Jodnes Vieira no encontro com o deputado Ibrain Monteiro. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Dando continuidade à série de visitas a autoridades sergipanas, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, esteve nesta quinta-feira, 6, no gabinete do deputado estadual Ibrain Monteiro, da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

O parlamentar tem como base eleitoral o município de Lagarto, onde estão localizados um campus universitário da UFS e o Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e que funciona como um campus de saúde da universidade.

“Nós trouxemos um pouco da visão da UFS para os próximos anos, o que pretendemos realizar para o desenvolvimento, as melhorias das ações educacionais. A meta é investir, estimular a inovação, o desenvolvimento tecnológico dentro da universidade, para, alinhado com ações governamentais, ter condições de tornar Sergipe um polo para atrações de empresas”, pontuou o reitor.

“Além de inserir os alunos em melhores condições de ensino e ampliar a atuação da UFS no desenvolvimento científico e tecnológico, queremos promover o desenvolvimento econômico e social no estado de Sergipe. Essa é uma ação da UFS em parceria com toda a sociedade sergipana, por isso estamos conversando com atores importantes do cenário político sergipano, para caminharmos juntos em prol do desenvolvimento”, declarou Valter Santana, que durante a visita esteve acompanhado do seu assessor, Jodnes Vieira.

Tecnologia

Para o deputado Ibrain Monteiro, o encontro foi proveitoso. “O reitor da UFS está sempre muito atento, principalmente em relação ao planejamento de ações pós Covid. Existe a preocupação com a formação do aluno e também com a pós formação. Um fato importante é que esses alunos, dentro da UFS, podem desenvolver tecnologias para serem usadas pelo estado de Sergipe, o que é de grande valia para o desenvolvimento econômico das cidades”, comentou Ibrain.

De acordo com o parlamentar, a ideia é se unir a outros deputados em defesa dos projetos da universidade, que acabam resultando em desenvolvimento para o estado. “Somos um estado muito pequeno, esperamos que as indústrias possam abraçar esses projetos para gerar emprego e renda para o estado de Sergipe. Vamos defender, junto com outros parlamentares, a aplicação desses projetos na prática, o que gera um benefício para todo o estado”, relatou.

Andreza Azevedo

Atualizado em: Qui, 06 de maio de 2021, 15:17