Qua, 25 de agosto de 2021, 10:44

UFS e Fapitec alinham estratégias de fomento à pesquisa
Uma das prioridades é maximizar as potencialidades locais do estado de Sergipe

Dirigentes da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) foram recepcionados nesta quarta-feira, 25, pelo reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana.

O encontro, que teve como objetivo aproximar ainda mais as duas instituições, foi concentrado no fomento e indução à ciência, tecnologia e inovação em Sergipe, conforme pontuou o reitor da UFS.

“É importante que a universidade esteja alinhada com o planejamento estratégico de fomento da Fapitec, para que a gente possa preparar, dentro do nosso ambiente, os nossos professores, servidores, alunos, respondendo aos editais e, assim, aumentando a captação de recursos, melhorando a nossa infraestrutura de pesquisa e fazendo com que os nossos produtos de pesquisa possam servir à sociedade, uma vez que esses editais são de indução”, resumiu Valter Santana.

Fotos: Schirlene Reis

Desenvolvimento

Durante o encontro, o diretor presidente da Fapitec, Ronaldo Guimarães, reforçou que a Fundação tem por finalidade básica promover o apoio e o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica, e também da inovação tecnológica, bem como do empreendedorismo, no território estadual.

Para ele, a prioridade é maximizar as potencialidades locais em consonância com a Política Estadual de Ciência e Tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Reuniaofapitec1

“Provocamos essa visita à UFS para estreitar os laços, visto que a Fapitec tem um papel importante, junto com a universidade, de fomentar ações na área de ciência e tecnologia. A gente precisa estar sempre estreitando esses laços para fazer um alinhamento entre as áreas estratégicas do governo e a academia, que tem um papel importantíssimo de levar um retorno para a sociedade”, declarou Ronaldo.

“Conversamos sobre as novas perspectivas para o estado de Sergipe, os editais que a Fapitec vem abrindo, contando sempre com o apoio da UFS para que a gente possa dar maior capilaridade a esses editais”, destacou o diretor presidente da Fundação.

Também participaram do encontro o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans; a pró-reitora de Extensão da UFS, Sueli Pereira; a diretora técnica da Fapitec, Flávia Angélica e o diretor administrativo e financeiro da Fapitec, Alex Garcez.

Atualizado em: Qua, 25 de agosto de 2021, 12:07