Seg, 13 de setembro de 2021, 17:42

Vice-governadora apresenta à UFS o programa Sergipe pela Infância
A proposta é de consolidar parceria com a universidade para ações de ensino, pesquisa e extensão

Visando estabelecer parceria entre o governo do estado e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a vice-governadora do estado, Eliane Aquino, apresentou na manhã dessa segunda-feira (13), o Programa Sergipe pela Infância. Participaram da reunião, juntamente com o reitor, Valter Santana, o vice-reitor Rosalvo Ferreira, os pró-reitores de Pesquisa, de Assuntos Estudantis e de Extensão, além de diretores de centros e unidades administrativas da UFS. A proposta do programa é fomentar ações que visem o desenvolvimento das crianças na primeira infância, proporcionando uma rede de apoio desde a família até as creches.


Eliane Aquino, vice-governadora do estado, apresentou o Programa Sergipe pela Infância (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Eliane Aquino, vice-governadora do estado, apresentou o Programa Sergipe pela Infância (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A vice-governadora explicou que o projeto vem sendo construído há alguns anos, desde 2019, mas que durante a pandemia essa necessidade, de apoiar a primeira infância, se tornou ainda mais latente o que fez com que as ações começassem e que novos parceiros fossem procurados. “Um desafio, que nós temos, é refletir sobre o que é a educação infantil? como ela está e o que as crianças precisam realmente? É fundamental estimular a educação infantil de verdade”. Ela disse ainda que na primeira infância que é possível estimular a criatividade e gerar estímulos que se refletirão por toda a vida.

O apoio às famílias também é fundamental “queremos que seja um programa de estado, feito por várias mãos construindo e carregando isso juntos”, afirma Eliane Aquino. A coordenadora do programa, Rosana Cunha, explicou que o projeto pretende começar pequeno, atendendo apenas 17 municípios, mas que deve se expandir. “Queremos atender desde as necessidades básicas de alimentação familiar até questões como a violência doméstica, que são primordiais para o bom desenvolvimento das crianças na primeira infância”.


"A universidade está de portas abertas para essa parceria", Valter Santana, reitor da UFS
"A universidade está de portas abertas para essa parceria", Valter Santana, reitor da UFS

Segundo Valter Santana, reitor da UFS, essa é uma possibilidade muito rica para a universidade, pois, o projeto poderá auxiliar na formação dos estudantes, que terão campo de atuação prática em diversos segmentos, além de oportunizar espaço para pesquisar e para a realização de projetos de extensão. “Queremos devolver para sociedade o que fazemos melhor na nossa pesquisa e na nossa extensão, então a universidade está de portas abertas para essa parceria”.

Durante a reunião foi deliberado pela criação de um grupo de trabalho que irá discutir, junto com a equipe do governo do estado e demais instituições parceiras, ações que podem ser colocadas em prática junto com professores e estudantes da UFS.


Grupo de trabalho irá discutir ações que podem ser colocadas em prática junto com professores e estudantes da UFS.
Grupo de trabalho irá discutir ações que podem ser colocadas em prática junto com professores e estudantes da UFS.

O programa Sergipe pela Infância

O programa conta com três eixos de atuação: Gestar e Nascer; Brincar e Crescer; e Desenvolver e Aprender. A proposta inicial é a de mapear todas as ações já realizadas para esses grupos e compreender como elas podem ser aprimoradas. As linhas específicas do projeto contemplam ações como: kit gestante, paternidade responsável, cofinanciamento, formação SPI para as áreas de saúde, educação e assistência social, ampliação do cartão CMAI para gestantes e famílias com crianças de até 6 anos, implantação de ludotecas, Implatanção do Hospital da Criança e centro de reabilitação, praças com brinquedos por faixa-etárias e campanhas para aleitamento materno.

Outros projetos que visem colaborar com a primeira infância também podem ser incorporados a esse escopo inicial. As ações já começaram em alguns municípios do estado e devem se expandir alcançando os demais municípios.

Ascom UFS


Atualizado em: Ter, 14 de setembro de 2021, 13:59
Notícias UFS