Qui, 16 de dezembro de 2021, 19:00

UFS e Prefeitura de Itabaiana discutem possibilidade de cooperação em diversas áreas
A prioridade é planejar propostas na educação e bem-estar animal
1g6a8557

O reitor Valter Santana recebeu na tarde desta quinta-feira, 16, gestores da Prefeitura de Itabaiana para discutir parcerias em benefício da sociedade. O prefeito Adailton Sousa, acompanhado de secretários municipais, apresentou as demandas para futura elaboração de propostas formais.

"A gente tem muita ação que pode se transformada em serviço para a população. Estamos de portas abertas para materializar porque a gente quer partir para ações com interação, construindo pontes e vendo as transformações acontecerem. Essa é a relevância que nos dá orgulho", afirma o reitor.

1g6a8606

Foram pensados projetos nas áreas de meio ambiente, empreendedorismo, saúde, possibilidades de workshops, e ações de extensão, englobando o termo de cooperação já existente com possibilidade de renovação.

"Muito generosa a recepção aqui na UFS e nós já esperávamos também pelo conhecimento que a gente tem da instituição. Principalmente na área da da da saúde, né? Na na época da pandemia e agora expandindo, né? Pra outras áreas, áreas da educação, a área da da agricultura, da tecnologia. Então é importante que os municípios tenha um respaldo, né? Da Universidade Federal de Sergipe pra fazer esse tipo de que só serve para desenvolver e crescer o nosso município, o nosso estado, o nosso país.

1g6a8596

Como demanda prioritária, a secretária de Educação, Ivanete Mendes, resaltou a necessidade da capacitação do corpo docente municipal com a formação continuada. O objetivo é preparar os professores para as novas realidades de aula e fomentar a inclusão de alunos PCDs.

"A gente percebe que alguns profissionais não conseguiram se adequarar e precisamos trabalhar com essa questão da formação continuada. Temos essa preocupação de fechar algum tipo de parceria porque precisamos disponibilizar esses cursos. Uma vez disponibilizando, vamos poder cobrar também e desenvolver a atuação dos professores", diz a secretária.

O secretário de Agricultura, da Pecuária e do Abastecimento Alimentar, Erotildes de Jesus, também colocou em pauta a necessidade de cuidado com os animais de rua. O município encaminhou um projeto de lei focado na microchipagem e castração desses animais. "Nós vamos preparar multirões de castrações a partir de 2022 e, como a UFS é formadora de médicos veterinários, a universidade poderia ser parceira nesses multirões com profissionais e estagiários. Até porque é uma questão de saúde pública".

1g6a8524

Outro ponto da reunião foi o agradecimento e o reconhecimento por parte da Prefeitura de Itabaiana à atuação da UFS durante a pandemia. "Foi a nossa sustentabilidade e credibilidade. No momento mais difícil, a Universidade Federal de Sergipe esteve muito próxima ao município de Itabaiana", conclui o prefeito.

Também estiveram presentes na reunião o vice-reitor Rosalvo Ferreira, e os pró-reitores de Assuntos Estudantis, Marcelo Mendes, de Extensão, Sueli Pereira, e de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, além do presidente da Câmara Municipal de Itabaiana, Marcos Oliveira.

Letícia Nery - Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 29 de março de 2022, 16:54