Seg, 14 de fevereiro de 2022, 18:51

Reitor recebe secretários municipais para tratar de ampliação de parcerias
Representantes das pastas de Meio Ambiente e de Planejamento e Gestão da Prefeitura de Aracaju
Secretário de Planejamento e Gestão (Seplog), Augusto FábioAlan Lemos, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). (Fotos: Adilson Andrade/AscomUFS)

O reitor Valter Santana recebeu na tarde desta segunda-feira, 14, a visita de dois secretários do município de Aracaju para tratar da indicação de representantes da Universidade Federal de Sergipe para o Conselho de Desenvolvimento Urbano do município e da ampliação de parcerias entre as instituições.

“Essa é mais uma integração da universidade com órgãos gestores do município para que, dentro das nossas possibilidades, nos aproximemos dos gestores, abrindo campos de estágio para qualificar ainda mais a formação dos nossos alunos, e prestando à sociedade serviços que visem auxiliar no desenvolvimento do município de Aracaju”, pontuou o reitor Valter Santana.

Na reunião, foi discutida a possibilidade de estágios para alunos das áreas de Ciência da Informação e de Engenharia de Produção, a fim de auxiliarem a prefeitura no tratamento de seus documentos físicos e na modelagem de diversos projetos estratégicos. O tema voltará a ser discutido, com base em um plano de trabalho, em reunião futura.

mg 0347 secretario meio ambiente 1500x1000

UFS e Prefeitura de Aracaju já têm desenvolvido outras parceiras, como na composição do Conselho Municipal do Meio Ambiente, entidade deliberativa que firma diretrizes de políticas ambientais para a cidade. É o que explica o secretário Alan Lemos, da Secretaria de Meio Ambiente (Sema):

“Agora mesmo, em dezembro, foi emitida uma resolução do Conselho que definiu o grau de risco, de impacto ambiental das atividades econômicas, e o conselho foi quem definiu essa política com uma participação fundamental da universidade, com a competência técnica dos professores que participam desse conselho, com vistas a fazer a cidade avançar em torno de um objetivo que é comum, o de ter uma cidade sustentável.”

Outras parcerias entre os dois órgãos obtiveram reconhecimento internacional, como lembra o secretário de Planejamento e Gestão (Seplog), Augusto Fábio. “A prefeitura de Aracaju foi o primeiro órgão público a usar a engenharia de trabalho nos processos, tendo a UFS cooperado com técnicos de excelente capacidade”, pontua.

Atualizado em: Ter, 29 de março de 2022, 17:00