Seg, 21 de fevereiro de 2022, 18:58

Reitor discute abertura de campos de estágio e pesquisa clínica com gestão do Hospital Primavera
Reunião ocorreu na última sexta, 18; equipes técnicas seguirão em diálogo para elaborar convênio entre as duas instituições

Acompanhado do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, e da pró-reitora de Extensão, Sueli Pereira, o reitor Valter Santana esteve na última sexta-feira, 18, reunido com equipe de gestores do Hospital Primavera para tratar de parcerias entre a instituição e a Universidade Federal de Sergipe.

Guilherme do Espírito Santo, superintendente médico do Hospital, disse esperar “que esse seja o primeiro passo de uma construção bastante promissora, que traga benefícios bilaterais, para ambas as instituições, mas acima de tudo para a sociedade”.

Valter Santana, Guilherme do Espírito Santo, Lucindo Quintans, Viviane Moreira e Sueli Pereira (Fotos: Adilson Andrade/AscomUFS)

Na ocasião, foi apresentado o Centro de Ensino e Pesquisa Rede Primavera (CEP), e discutidas possibilidades de estágio, residência, publicações e pesquisas em conjunto.

“A UFS é responsável por cerca de 90% de toda a produção científica de Sergipe e, desta, cerca de 15% são pesquisas na área da Medicina. Precisamos de mais espaço para a realização de estudos clínicos, e essa parceria pode vir a suprir essa necessidade”, destacou Lucindo.

Para o reitor, “se não estivermos próximos de quem executa, não estamos cumprindo a nossa missão como universidade, a qual, vai muito além da formação”. Ele explica ainda que as equipes técnicas das duas instituições seguirão dialogando com o objetivo de construir um termo de cooperação que possa operacionalizar a parceria.

Viviane Moreira apresenta Centro de Ensino e Pesquisa Rede Primavera (CEP)

Sueli Pereira destacou a “possibilidade de estágio curricular e extracurricular para alunos de diversos cursos, não só na área de saúde, mas também de administração, secretariado executivo, e outros, nas várias áreas do hospital”.

A ideia dos gestores do Primavera é criar “uma cultura de pesquisa para melhoramento de todas as áreas do trabalho no hospital. E essa aproximação com a UFS, agora de uma forma mais sistematizada, pode agregar todo um potencial tecnológico e científico, além de estimular nossa equipe a fazer ciência”, relata Viviane Moreira, coordenadora do CEP.

Uma nova reunião será firmada entre as instituições para discussão de planos de trabalho específicos a partir da assinatura de um termo de convênio.

Atualizado em: Ter, 29 de março de 2022, 16:59