Ter, 22 de fevereiro de 2022, 17:01

Rede UFS de Governança é lançada durante evento online
A rede é um projeto colaborativo de discussão e capacitação em temas de governança na universidade
Fotos: Reprodução

Para potencializar a qualidade do serviço oferecido à sociedade, a Universidade Federal de Sergipe lançou a Rede UFS de Governança durante um evento online na tarde desta terça-feira, 22. A live de lançamento trouxe como tema central “A Importância da Governança Pública para a Gestão de um Órgão Federal”.

O evento foi iniciado com falas do reitor Valter Santana e do vice-reitor Rosalvo Ferreira, que ressaltaram o papel da Política de Governança da UFS e a importância de promover debates sobre o assunto.

“A criação da rede visa dar capilaridade às ações e discussões da governança e capacitar o nosso pessoal. Agradeço a todos da UFS por entenderem a importância. Certamente levaremos a nossa universidade a patamares ainda maiores exaltando o orgulho de pertencer à Universidade Federal de Sergipe, que acreditam e estão trabalhando nesse processo”, afirma Valter.

“De forma muito simples, a governança nada mais é do que governar, estabelecer uma dinâmica de processo de gestão que independa dos atores que estiverem à frente disso. É a institucionalidade dos processos e nós temos dado total apoio para que as unidades possam desenvolver suas ações pautadas na transparência, integridade e no controle dos recursos públicos da forma mais eficaz, eficiente e efetiva possível”, diz Rosalvo.

Na oportunidade, a palestra inaugural foi ministrada pelo secretário substituto da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Renato Fenili. Um dos destaques foi os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) dentro do processo de governança.

“Nós temos que pensar, quando falamos de governança pública, que queremos alcançar o desenvolvimento sustentável de um país, no caso o nosso. A boa governança e a rede de governança que nasce nesse momento têm uma das missões mais relevantes do Brasil: zelar para que a atuação da universidade federal seja espelhada em um caminho único de conseguir chegar ao desenvolvimento sustentável do país”, explica Renato.

Print reuniao 0001 camada 8

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Thaís Ettinger, também esteve envolvida no desenvolvimento da Rede UFS de Governança e acompanhou o evento de lançamento. “Nós já pensamos em governança na universidade há bastante tempo, mas agora tudo isso está se concretizando mesmo como algo mais real e visível para toda a comunidade. A gente sempre pautou nossas discussões nos princípios da governança pública e tenho certeza que esse projeto vai chegar em todos os cantos da UFS”, celebrou.

Rede UFS de Governança

A Rede UFS de Governança é composta pelos integrantes do Comitê Institucional de Governança, integrado pelo reitor, vice-reitor, pró-reitores e superintendentes, e por servidores docentes e técnicos indicados por diversas unidades administrativas e acadêmicas da UFS.

Os membros indicados cumprem mandato de um ano, para que seja oportunizada a participação de novos servidores no próximo ciclo. De acordo com Fred Amado, responsável pela Secretaria de Governança da UFS, a rede é um projeto colaborativo de discussão e capacitação em temas de governança no âmbito da UFS.

“A Rede tem a proposta de contribuir com o fortalecimento de uma sólida cultura de governança na universidade, potencializando a qualidade do serviço oferecido à sociedade, minimizando desvios que comprometam o desenvolvimento institucional e estimulando ações integradas, articuladas e monitoradas entre gestores. O objetivo é disseminar boas práticas e promover debates sobre os temas da governança pública, especialmente nas áreas de Integridade, Gestão de Riscos, Controles Internos, Comunicação, Transparência e Governança Digita”, afirma Fred.

Atualizado em: Ter, 29 de março de 2022, 16:57