Ter, 03 de janeiro de 2023, 11:51

UFS participa do encerramento do projeto de extensão realizado em Itabaiana
obra é uma recriação baseada no painel em mosaico de Bel Borba, em Salvador

No mês de dezembro, a pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Sergipe, Sueli Pereira, participou do encerramento de um projeto de extensão com o lançamento da obra Revoada: uma releitura de Bel Borba. A atividade foi realizada na Escola Técnico Agrícola Prefeito João Alves dos Santos, no município de Itabaiana.

A obra é uma recriação baseada no painel em mosaico de Bel Borba, localizado no Largo do Retiro em Salvador/BA. O projeto foi coordenado pelas professoras do Departamento de Geografia de Itabaiana (DGEI), Laiany Santos e Diana Carvalho, junto à escola técnico agrícola.

Fotos: Arquivo pessoal

A professora Laiany explica que o projeto teve o intuito de incentivar o pensar e agir geográfico a partir de diferentes linguagens. “Foi um projeto sonhado a fim de juntar arte e geografia, dentre elas as artes plásticas por meio do mosaico, como possibilidade de intervenção na realidade, produção e apropriação do espaço, além de analisar a arte enquanto política possível para a democratização do espaço. E o painel em mosaico Revoada teve esse sentido de inspirar os que produziram e também impactar quem aprecia”, diz a professora.

A pró-reitora Sueli Pereira, que participou do encerramento, relata sobre os avanços que esses projetos podem possibilitar em diversas inovações para a escola. “A escola tem um potencial muito grande para desenvolver outros projetos de extensão e já comecei a dialogar com alguns professores para pensarmos em outros projetos de extensão para colocarmos em execução aqui. Pensarmos em outros projetos dentro dessa perspectiva da questão agrícola”, relata Sueli.

Whatsapp image 2022 12 16 at 15.07.05  1

Para Laiany, o trabalho atual impulsiona pensar o espaço local e os alunos para formações em cursos da UFS. “A escola tem uma dinâmica de relação campo-cidade intrínseca nos processos de ensino-aprendizagem. Compreendemos que este trabalho impulsiona pensar o espaço local e os alunos em formação no curso de Geografia da UFS numa construção interativa que contribui para despertar curiosidade e propiciar esperanças de ocupar espaços de formação, compreendendo sua importância e potencialidade como agente transformador da realidade, isto é, gerador de bem-estar socioambiental em todos os envolvidos.’’ comenta a professora.

Também participaram do projeto o artista convidado Kleiber Padilha, o diretor Luiz Carlos Pereira, a professora Thamires Pereira e estudantes de Geografia da UFS e do 9° ano do Ensino Fundamental da escola.

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 03 de janeiro de 2023, 12:16