Qua, 11 de janeiro de 2023, 10:56

Reitor participa de ato da OAB em defesa da democracia
Ele se uniu a representantes da advocacia, entidades públicas e sociedade civil

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Sergipe (OAB-SE) reuniu na última terça-feira, 10, instituições, principalmente as que integram o sistema de Justiça de Sergipe, para um ato solene em defesa da democracia. A iniciativa ocorreu no Plenário da Ordem, em Aracaju, com a presença do reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana.

“É com muita satisfação, em nome da Universidade Federal de Sergipe, que faço parte desse ato de extrema importância para a nossa sociedade. Ficamos todos estarrecidos no último dia 8, indignados com o que aconteceu no Brasil e eu, como representante da Casa do Saber que é a UFS, afirmo que esta instituição nunca se omitirá de participar de atos importantes para a sociedade sergipana, para a sociedade brasileira. A UFS, como uma casa que forma advogados, que forma profissionais de diversas áreas, tem que participar desse processo em defesa da democracia, reafirmado a importância do estado democrático de direito em nosso país”, destacou o reitor.

“A UFS caminhará com firmeza e respeito aos aspectos legais, respeitando as opiniões contrárias, mas lutando pelo exercício da democracia”, complementou.

Ação aconteceu no Plenário da Ordem, em Aracaju. (Fotos: Alisson José)

A referência ao dia 8 de janeiro trata dos atos que ocorreram em Brasília (DF), onde pessoas invadiram, depredaram e ocuparam o Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional. Assim, as instituições da Justiça sergipana se uniram para mostrar que não permitirão que a democracia seja alvo de ataques.

Durante a solenidade na OAB-SE, o presidente da Ordem, Danniel Costa, se pronunciou em defesa da democracia. “É importante que a gente consiga mostrar, reunindo as principais instituições, especialmente as que compõem o sistema do poder judiciário, que estamos juntos em defesa da Constituição Federal e, acima de tudo, do Estado Democrático de Direito”, afirma.

Valter Santana: “A UFS caminhará com firmeza e respeito aos aspectos legais, respeitando as opiniões contrárias, mas lutando pelo exercício da democracia”

Presenças

Além do reitor da UFS, diversos representantes da advocacia sergipana, entidades públicas e sociedade civil estiveram presentes no evento, no qual tiveram representação à mesa composta pelo presidente do TJ, Edson Ulisses; procurador-geral do MP, Manoel Machado Neto; defensor público geral da Defensoria Pública do Estado de Sergipe, Vinícius Menezes Barreto; presidente da Amase, Roberto Alcântara; procurador-chefe da União, Ticiano Marcel; procurador federal da AGU, Carlos Augusto, e pela deputada Linda Brasil.

Em sua fala de abertura, o presidente da OAB/SE, Danniel Costa, também agradeceu cada autoridade presente, que concordou, de forma imediata, em comparecer ao ato como símbolo da força das instituições em defesa da Democracia.

Ascom UFS, com informações da OAB-SE

Atualizado em: Qua, 11 de janeiro de 2023, 11:24