Nesta quarta, 18, o reitor Valter Santana participou da solenidade de lançamento da Câmara de Comércio, Serviço, Indústria e Turismo Brasil-Portugal em Sergipe, iniciativa que objetiva o desenvolvimento das relações econômicas e culturais entre Portugal e Sergipe.
Na ocasião, foi assinado protocolo de cooperação entre a Câmara Portuguesa de Sergipe e o Governo do estado, e tomaram posse os membros do conselho consultivo, diretoria e conselho fiscal eleitos para o biênio 2023-2024.
Representando a UFS, o reitor Valter Santana esteve presente ao lançamento, que contou ainda com a presença do embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, do presidente da Federação das Câmaras Portuguesas, Armando Abreu, e de José Gabriel Macedo Beltrão Filho, que está à frente desta que é a 19ª Câmara Portuguesa no Brasil.
“A participação da UFS nesse lançamento mostra a importância da instituição para o desenvolvimento econômico do estado, uma vez que as relações comerciais surgidas da Câmara podem ser amplificadas e aprimoradas com a presença da universidade, que já possui, por exemplo, convênio com a Universidade Aberta de Portugal para cursos de empreendedorismo”, disse Valter.
O reitor destacou ainda a contribuição da universidade ao aspecto cultural, mencionando a existência na UFS da Cátedra Marquês de Pombal, coordenada pelo professor Luiz Eduardo Oliveira, do Departamento de Letras Estrangeiras.
“A Cátedra foca nas ações culturais da relação Brasil-Portugal e consolida a parceria e a presença do povo português, da cultura portuguesa em Sergipe e no Brasil. Então, é motivo de muita alegria estar mais uma vez com o embaixador de Portugal aqui em Sergipe e consolidar os laços e as relações entre a nossa instituição e o governo português atrelado ao desenvolvimento do nosso estado e do nosso país”, conclui.
Ascom