Qui, 19 de janeiro de 2023, 18:21

Presidente da República retoma agenda de encontros com reitores de universidades e institutos federais
Reitor da UFS, Valter Santana, participou do encontro em Brasília

Nesta quinta-feira, 19, o reitor da Universidade da Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, participou de um encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e diversos outros reitores de universidades e institutos federais. O evento aconteceu em Brasília/DF.

A reunião contou também com a presença dos ministros da Educação, Camilo Santana, da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, da Casa Civil, Rui Costa, e da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo. Além de marcar o retorno dos encontros, o objetivo foi demonstrar aos reitores a priorização da educação.

Reitores de universidades e institutos federais de todo o país estiveram reunidos em Brasília. (fotos: Ricardo Stuckert)

Para o reitor Valter Santana, a iniciativa de reunir os gestores de universidades e institutos federais foi muito importante. “Esse encontro, não só com o presidente, mas com ministros de pastas importantes, para ouvir a palavra de priorização da educação nos deixa muito alegres e estimulados”, afirmou.

A perspectiva do Governo Federal é realizar esses encontros de maneira periódica. "A autonomia universitária será garantida. Não existe, na história da humanidade, nenhum país que conseguiu se desenvolver sem que antes tivesse resolvido o problema da formação do seu povo. Nós estamos começando um novo momento", disse o presidente Lula durante a reunião.

“Temos de olhar a educação de uma forma sistêmica, desde a creche à pós-graduação. Apenas um terço das crianças brasileiras aprende a ler e escrever na idade certa e isso compromete todo o ciclo”, explicou o atual ministro da Educação.

O objetivo foi demonstrar aos reitores a priorização da educação

O presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, também participou da reunião e ressaltou o papel das universidades e dos institutos para o país. “Este conjunto [de instituições] quer apresentar a esse governo sua firme disposição de estar a serviço do Brasil a partir de agora. Nós sabemos que o berço da produção de ciência e tecnologia são as universidades públicas brasileiras, e sem ciência e tecnologia não há desenvolvimento, não há soberania, não há civilidade”, afirmou.

Na expectativa da valorização das universidades públicas brasileira pelo governo, o reitor Valter Santana reforçou o papel transformador da UFS para a sociedade sergipana. “ A transformação de uma sociedade só poderá ser feita com educação e desenvolvimento tecnológico, que aqui no Brasil é, fundamentalmente, realizado nas instituições públicas de ensino superior. Ouvir do presidente esse compromisso de governo em apoiar as ações estratégicas das universidades é motivo de muita alegria, já que a visão do governo é de crescimento da universidade atrelado à necessidade da nossa sociedade, mostrando que as ações desenvolvidas na UFS coadunam com o projeto do governo: ser uma universidade que forma, mas também que transforma. A expectativa é que tenhamos, a partir de agora, não só escuta dentro do governo, mas também o apoio para que cada vez mais a Universidade Federal de Sergipe possa interagir com a sociedade e propiciar uma formação adequada para os nossos alunos”.

Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 19 de janeiro de 2023, 18:32