Nesta quinta-feira, 16, o reitor da Univeresidade Federal de Sergipe, Valter Santana, e o vice-reitor Rosalvo Ferreira estiveram em reunião no Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV). A reunião teve o objetivo de discutir o fortalecimento das relações entre o Governo do Estado e a universidade, com a participação da secretária de estado do Desenvolvimento e Inclusão Social, Erica Mitidieri, e o da Saúde, Walter Pinheiro.
A reunião serviu para pensar as relações entre o Governo do Estado e a instituição de ensino. Além disso, também foi um momento para conhecer o funcionamento e organização da nova gestão estadual, observando a regulação e o acesso aos serviços.
O reitor Valter Santana destacou a importância da criação do CER IV para a integração entre estado e universidade. “É um grande empreendimento que marca uma relação exitosa entre duas instituições. Quando discutimos o CER IV, não existia nada, eram apenas ideias e sonhos. Hoje a gente vê um sonho realizado que interferiu no planejamento da universidade e do estado”, afirmou.
O reitor destacou também o papel do acompanhamento e de discutir os processos para que, no futuro, o planejamento efetivamente aconteça. “Foi um projeto integrado. Nós construímos e acompanhamos desde a preparação do terreno, construção, organização de serviços, até a compra de equipamentos”, afirmou.
Estrutura do CER IV
Inaugurado em 27 de agosto de 2021, com cerca de 7.000m², o Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino está localizado no Centro Administrativo Augusto Franco, no Bairro Capucho, Zona Oeste de Aracaju. Foram investidos R$ 29.168.027,44 na obra.
O espaço abriga sala de acolhimento familiar; consultórios médicos nas especialidades de pediatria, oftalmologia, otorrinolaringologia, ortopedia e traumatologia, neurologia, neuropediatria e psiquiatria; e salas para atendimento com psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social, enfermeiro, profissional de educação física e psicopedagogo.
A estrutura ainda conta com brinquedoteca, biblioteca adaptada, sala de vídeo, campo de futebol, ginásio de fisioterapia ortopédica, duas piscinas cobertas e aquecidas para pacientes em tratamento de hidroterapia, e anfiteatro.
Serviços ofertados
O CER IV conta com 80 profissionais, funcionando das 7h às 17h. A estimativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é que cerca de 10 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam atendidos por mês. Nisso, o usuário deverá passar por uma avaliação multidisciplinar, após ser encaminhado por meio da assistência primária pelos municípios.
O espaço de reabilitação possibilita o fornecimento de serviços de apoio diagnóstico, atendimento individual, terapias em grupo, prescrição de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, orientação e acompanhamento familiar.
Ascom UFS