O reitor Valter Santana recebeu na manhã desta quinta, 23, o diretor presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), Alex Cavalcante Garcez, para discussão de pautas de interesse mútuo das duas instituições na área de inovação.
“Acreditamos que a Fapitec é uma forte indutora do crescimento tecnológico e da inovação em nosso estado e esperamos aprimorar essa parceria”, disse o professor Antônio Martins, responsável pela Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agitte).
Para o reitor, a reunião foi uma oportunidade de apresentar sugestões à Fapitec e frisar a importância da universidade para a criação e manutenção de um ecossistema de inovação que ultrapasse as fronteiras acadêmicas e possa beneficiar toda a sociedade. "Aqui os senhores encontrarão inúmeros pesquisadores, professores e estudantes à disposição".
Dentre as sugestões feitas à nova gestão da Fapitec, esteve o apoio aos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) como ação estratégica para favorecer a gestão da Política de Inovação no estado de Sergipe.
Além disso, foi discutido o financiamento de projetos de pesquisa, de desenvolvimento tecnológico e de inovação propostos por empresas, startups ou cooperativas sergipanas, para o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores e tecnológicos.
Fortalecer a inovação, a pesquisa, a pós-graduação e o empreendedorismo inovador na UFS e melhorar e consolidar a pesquisa realizada na instituição foram dois outros pontos tratados na reunião.
O encontro contou ainda com a presença da pró-reitora de Extensão, Sueli Pereira, do assessor do Gabinete do Reitor, Jefferson Santos, e de membros do corpo técnico da Fapitec.
comunica@academico.ufs.br