Na tarde desta segunda-feira, 06, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, recebeu o prefeito do município de Arauá, Fábio Costa, acompanhado do estatístico, Ralbert Menezes, para conhecer as demandas existentes na cidade e identificar de que forma a instituição pode colaborar como parceira.
“É uma satisfação auxiliar os municípios em suas necessidades. É a nossa instituição cumprindo o seu papel social, além de ser um espaço para que nossos alunos apliquem na prática, em situações reais, os conhecimentos que adquirem na universidade”, comentou o reitor.
Em sua fala, o prefeito apresentou alguns dos alimentos que já são cultivados no município e apresentam bons resultados que podem vir a ser potencializados a partir do apoio da UFS, dentre os quais a pimenta do reino, macaxeira e goiaba.
“Uma de nossas metas é fortalecer o agronegócio no nosso município. Queremos contar com a parceria da UFS na busca por soluções que gerem empregos, alavanquem nossa economia e gerem maior bem-estar aos nossos munícipes”, detalhou o gestor.
O encontro contou também com a presença da pró-reitora de Extensão, Sueli Pereira, do diretor do Centro de Educação Superior à Distância (Cesad), Péricles Andrade, e do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans. Os quais, cada um em sua área, apresentaram sugestões de caminhos que podem ser percorridos pela gestão municipal.
Incentivo à criação de cooperativas e visitações às já existentes, transferência de tecnologia, diálogos sobre empreendedorismo junto à comunidade local, ampliação da atuação dos polos de Ensino à Distância da UFS na cidade para passem a atuar também casas de apoio à extensão foram algumas das ideias apresentadas.
Ao final do encontro foi acordado que a Prefeitura de Arauá enviará para a UFS um diagnóstico preliminar com dados sobre o município. A proposta é que, com estes dados prévios em mãos, haja maior embasamento para consolidação da parceria da instituição com a Prefeitura.
Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br