Ter, 07 de março de 2023, 10:55

Em visita do deputado federal Thiago de Joaldo, Reitor discute bônus regional no SiSU
Um dos destaques da reunião foi a defesa do bônus regional no Sistema de Seleção Unificada (SiSU)
(Fotos: Schirlene Reis/AscomUFS)

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Santana, recebeu na manhã da última segunda-feira, 6, o deputado federal Thiago de Joaldo (PP) para discussão de pautas relativas à Educação.

A visita ocorreu no gabinete, no prédio da Reitoria, e teve como destaque a defesa do bônus regional no Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Sensível ao tema, o reitor agradeceu a preocupação do parlamentar e afirmou que a UFS está aberta ao diálogo e à construção de soluções que possam beneficiar a sociedade sergipana, ressaltando o compromisso com políticas públicas que possibilitem o acesso ao ensino superior, à pesquisa e à extensão a pessoas das comunidades historicamente distantes dos centros acadêmicos".

Deputado federal Thiago de Joaldo

Thiago explica que o argumento regional “não é uma pauta nova, é uma política que as universidades, especialmente as do Nordeste, têm adotado visando incentivar aqueles estudantes que são egressos de escolas locais, para que tenham uma pontuação extra na hora de acessar as universidades, principalmente as do interior”.

Na UFS, era oferecido 10% de acréscimo na nota do Sisu de candidatos que tivessem cursado o ensino médio nas escolas regulares e presenciais do estado de Sergipe dos campi de Lagarto e do Sertão (em Nossa Senhora da Glória). A bonificação foi suspensa por determinação judicial em 2020 e aguarda julgamento do recurso interposto pela universidade.

Na reunião, discutiu-se ainda a possibilidade de elaboração de um documento das universidades federais do Nordeste solicitando ao MEC ações que garantam a autonomia das universidades quanto à definição de suas prioridades para o desenvolvimento local de cada estado.

Atualizado em: Ter, 07 de março de 2023, 11:01