O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, esteve em Brasília nesta terça-feira, 21, realizando diversas reuniões e audiências. O dirigente estava acompanhado do superintendente do Hospital Universitário de Lagarto (HUL), Manoel Cerqueira Neto, e da diretora de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual (Decav), Maíra Bittencourt.
No Senado Federal, o reitor teve audiências com os senadores da bancada sergipana Alessandro Vieira, Laércio Oliveira e Rogério Carvalho, na busca por parcerias e ações em benefício da universidade.
Educação em saúde
Valter Santana esteve também no Ministério da Educação, em reunião com Gisele Pires, que chefia a Diretoria de Desenvolvimento de Educação em Saúde. Com a diretora, o reitor e sua equipe discutiram a proposta de um seminário de educação em saúde para as universidades.
“O ensino em saúde é diferenciado, dada a inserção que os hospitais universitários têm na rede pública de saúde”, justifica Valter. “Muitas vezes temos alguma dificuldade em acessar as redes de saúde, porque o formato dessa articulação gera às vezes uma competição entre escolas”, complementa.
“A ideia é colocarmos em um seminário gestores de saúde de estados e municípios, Ministério da Saúde, Ministério da Educação e universidades, para alinharmos um desenho estratégico de organização de rede para atendimento, tendo o modelo de Lagarto como exemplo”, explica. “Lá, temos conseguido bons resultados de interação com a rede”, pontua.
Ainda para tratar de assuntos relacionados ao tema, o reitor e sua equipe estiveram na presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br