Seg, 17 de abril de 2023, 17:01

Reitor recebe presidente da Emdagro para discutir parcerias
Reunião ocorre na manhã desta segunda, 17, no Gabinete da reitoria
1g6a0477

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Santana, e membros da gestão receberam hoje o presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Gilson dos Anjos Silva, e outros representantes da entidade para a discussão de parcerias entre os dois entes públicos.

Apontando demandas para capacitação do seu quadro, planejamento, extensão, e troca de conhecimento em pesquisa, o presidente da Emdagro destacou a importância da “a expertise da universidade em diversas áreas para que possamos levar a inovação para o homem do campo, visto que a extensão rural é fundamental para o desenvolvimento do interior do estado de Sergipe”.

Em reunião, ficou decidido que será firmado de forma imediata um novo termo geral de cooperação técnica, a partir do qual serão definidos planos de trabalho específicos para diversas áreas de interesse mútuo.

Gilson dos Anjos Silva, presidente da Embrapa

Para o reitor Valter Santana, a parceria abre inúmeras possibilidades para os nossos alunos e pesquisadores em áreas em que temos grande interesse para aprimorar a formação dos nossos estudantes e alargar campos de pesquisa. A parceria com a Embrapa, esse importante ente do estado de Sergipe, foi algo que já tivemos no passado e que agora queremos retomar”.

A diretora do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA), Carolina Nunes, que ajudou a promover este encontro, apontou “a importância de estreitar laços com os setores produtivos e todas as instituições relacionadas ao setor das agrárias. Uma interação necessária porque aqui estamos formando, produzindo ciência, tecnologia e diversos produtos”.

A esse respeito, Gilson acrescenta: “Queremos investir em novos produtos para que o homem do campo não fique refém de uma única cultura. E a universidade é importante nesse processo, pois levará o que há de mais avançado para esse nosso público”.

(Fotos: Schirlene Reis/AscomUFS)

Da UFS, estiveram presentes também Lucindo Quintans, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa; Kleber Oliveira, superintendente de Indicadores de Desempenho Institucional (SIDI); e o professor Jefferson Santos, assessor do reitor.

Participaram da reunião, de forma remota, o vice-diretor do campus do Sertão, Valdir Ribeiro Junior, e a chefe do Departamento de Medicina Veterinária (DMVS) do mesmo campus, Roseane Nunes de Santana Campos.

Da Emdagro, além do presidente, se fizeram presentes o diretor administrativo e financeiro, Fernando André; o diretor técnico, Jean Carlos Nascimento Ferreira; e o coordenador de Agricultura, Eduardo Cabral.

Atualizado em: Seg, 17 de abril de 2023, 17:13