Sex, 19 de janeiro de 2024, 14:59

HUL/UFS apresenta Ambulatório Transexualizador à sociedade sergipana
O principal objetivo da ação iniciada em 2016 é garantir a saúde pública dos usuários transexuais de maneira integral
Evento aconteceu no auditório da UFS, campus Lagarto (foto: Brunna Martins/ Ascom UFS)

Na manhã desta quinta-feira, 18, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, compôs a mesa de abertura da solenidade de apresentação do Ambulatório Transexualizador do Hospital Universitário de Lagarto (HUL/UFS). O intuito da ação foi apresentar o espaço para os secretários municipais de saúde, para garantir o acesso da população sergipana ao único ambulatório da área do Estado.

Iniciado em 2016 através de uma ação de extensão, o serviço foi ampliado com o passar dos anos e, atualmente, fornece atendimentos em Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Serviço Social, Enfermagem, Nutrição, Farmácia, Endocrinologia, Psiquiatria e Ginecologia.

Em 2023, 223 usuários passaram pelo ambulatório, com destaque para 89 pessoas de Aracaju, 30 de São Cristóvão e 29 de Lagarto. Valter Santana, reitor da UFS e professor do campus Lagarto, discorreu sobre o objetivo de fazer esse número aumentar.

“É de extrema importância que os gestores de saúde de todo o Estado de Sergipe garantam o acesso da população transexual ao ambulatório, para que todos e todas possam ser tratados da forma que merecem.”

Manoel Cerqueira Neto, superintendente do HUL/UFS, compartilhou em qual etapa a equipe responsável pelo serviço está trabalhando no momento. “Estamos aqui no campus Professor Antônio Garcia Filho para fortalecer a integração do Ambulatório Transexualizador da UFS à sociedade sergipana e, ao mesmo tempo, para dar início ao processo de hormonização”, explicou.

Os atendimentos do Ambulatório Transexualizador do HUL/UFS acontecem presencialmente às quintas-feiras, a partir das 13h. Para informações e agendamentos, entre em contato através do número: 3632-2115.

Brunna Martins - Ascom/UFS

Atualizado em: Sex, 19 de janeiro de 2024, 15:15