
O reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), André Maurício Conceição de Souza, visitou a sede do Conselho Regional de Educação Física da 20ª Região Sergipe (CREF20/SE) nesta quinta-feira, 10, para fortalecer a parceria entre as entidades e celebrar a iminente inauguração do Memorial da Educação Física Sergipana.
O encontro representa não apenas o reconhecimento mútuo entre as instituições, mas também a valorização da história, da formação e da atuação do profissional de educação física em Sergipe.
Para André Maurício, a parceria tem um potencial transformador para a sociedade. “A Universidade Federal de Sergipe e o Conselho podem contribuir mutuamente para que a educação física ganhe ainda mais relevância, principalmente na promoção da saúde. É um compromisso coletivo com o bem-estar da população sergipana”, disse.
A presidente do CREF20/SE, Simone Gama, destacou a importância da visita. “Estamos muito felizes com a presença do reitor aqui no CREF20. Essa aproximação reforça os laços institucionais com a UFS e estabelece parcerias importantes, especialmente agora com a inauguração do Memorial, que também integra a programação dos 50 anos do curso de educação física da universidade.”
Também presente, o superintendente de governança da UFS, professor Elison Carvalho, enfatizou a sintonia entre formação acadêmica e acolhimento profissional: “Fomos recebidos com muita alegria e saímos certos de que os profissionais que formamos com tanta dedicação terão aqui um espaço de acolhimento e valorização. A sociedade só tem a ganhar com essa aproximação entre a UFS e o CREF20/SE.”

Memorial
O Memorial da Educação Física Sergipana, com inauguração prevista para os próximos meses, será um marco simbólico e funcional para fortalecer a identidade da profissão e inspirar futuras gerações. Durante a visita, os presentes conheceram toda a estrutura do Conselho, incluindo o espaço do projeto.
O idealizador do Memorial e conselheiro federal do Conselho Federal de Educação Física por Sergipe, Gilson Dória, ressaltou o impacto do projeto. “A presença do reitor consolida um momento histórico. Apresentamos todo o trabalho desenvolvido para o memorial e buscamos a assinatura e orientação da UFS como parceira, levando essa iniciativa a um patamar nacional. Isso beneficiará alunos, profissionais e toda a sociedade.”
O professor da UFS Marzo Grigoletto, que acompanhou a visita, destacou o alcance da parceria: “Estamos iniciando uma cooperação que será transcendental. O memorial será um marco na história da Educação Física, e essa união vai muito além do esporte – ela impacta gerações e transforma a relação com o exercício físico e a atividade física no nosso estado.”
Com informações do CREF20/SE