Seg, 20 de março de 2017, 12:05

Reitor recebe deputado federal Fábio Mitidieri e secretários de Esporte do Estado e de Aracaju
Encontro ocorreu na manhã desta segunda, 20
Encontro foi realizado com o intuito de estreitar os laços entre a UFS e a sociedade e buscar apoio junto às autoridades.
Encontro foi realizado com o intuito de estreitar os laços entre a UFS e a sociedade e buscar apoio junto às autoridades.

O reitor Angelo Antoniolli recebeu na manhã desta segunda-feira, 20, o deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) e os secretários de Esporte do Estado Antônio Hora Filho e de Aracaju Jorge Araujo Filho. Em um café da manhã no Gabinete do Reitor, o encontro foi realizado com o intuito de abrir encaminhamentos para, cada vez mais, estreitar os laços entre a UFS e a sociedade e buscar apoio junto às autoridades para as áreas agrária, especificamente o campus do Sertão, e a esportiva.

Segundo o reitor, “é preciso convencer nossa bancada federal sobre a importância de integrar cada vez mais a UFS com a sociedade”. A busca por parcerias, por sinal, tem sido um dos focos da atual gestão da universidade. O objetivo é envolver mais o quadro de especialistas da instituição na busca por soluções dos problemas da comunidade.


Café da manhã contou com a presença de membros da administração da UFS.
Café da manhã contou com a presença de membros da administração da UFS.

Nesse sentido, na reunião foram mencionados os estudos que estão sendo realizados entre a universidade e a Prefeitura de Aracaju com vistas a um termo de cooperação para se utilizar os espaços esportivos por atletas de fora da instituição. Recentemente, a UFS inaugurou a nova pista de atletismo, que tem certificação internacional.

“Quero ser um parceiro da universidade. É importante que a gente amplie essa interação com os jovens, os alunos. Ouvir o feedback da juventude é importante para sabermos suas idéias, suas preocupações”, diz o deputado Fábio Mitidieri, que é o 2º vice-presidente da Comissão de Esporte da Câmara.

Campus do Sertão


Reitor Angelo Antoniolli explica as ações que estão sendo realizadas para a estruturação do campus do Sertão. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Reitor Angelo Antoniolli explica as ações que estão sendo realizadas para a estruturação do campus do Sertão. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

O reitor explicou aos presentes os encaminhamentos que a instituição está realizando para estruturar o campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória. Dentre as ações, está a transferência, por comodato, de um terreno de mais de 200 hectares da Embrapa Semiárido para a UFS, algo que está em andamento há um ano e meio.

A gestão da universidade solicitou ao deputado apoio junto ao Ministério da Agricultura para a resolução dessa demanda. Nesse local serão construídas as instalações da fazenda experimental, onde se pretende construir um abatedouro escola.

O professor Angelo também explicou sobre o método de ensino utilizado no campus, a PBL, que é a metodologia baseada em problemas, segundo a qual o aluno exerce papel central no processo de aprendizagem, participando de forma ativa de discussões realizadas em sala de aula. Essa metodologia é a mesma utilizada no campus de Lagarto.

De acordo com Fábio Mitidieri, o diálogo com a academia é muito proveitoso. “No momento conturbado em que o Brasil atravessa, com os debates sobre a reforma política e da previdência, é importante ouvir representantes da universidade, as propostas da sociedade. Mas ainda é preciso realizar um debate mais amplo no sentido de agregar os alunos”.

Visite a página do campus do Sertão.

Ascom

comunica@ufs.br

.

.


Atualizado em: Seg, 20 de março de 2017, 12:24
Notícias UFS