Qua, 14 de junho de 2017, 10:39

Reitor da UFS parabeniza formandos com deficiência
Professor Angelo Antoniolli se reuniu com os estudantes na última terça-feira, 13

Visando chamar a atenção de toda a comunidade acadêmica para os benefícios da acessibilidade no ensino superior, o reitor da Universidade Federal de Sergipe, professor Angelo Roberto Antoniolii, reuniu-se na manhã da última terça-feira, 13, com pró-reitores, servidores e estudantes com deficiência que tiverem graduação concluída nos semestres letivos 216/1 e 2016/2.

Para o reitor da UFS, além de exemplos de superação, esses estudantes mostram que as oportunidades de acessibilidade no ensino superior são fundamentais para a inserção social e para a conquista dos objetivos profissionais.

Graduados são receidos pelo reitor Angelo ntoniolli (Fotos: Schirlene Reis)

“Sabemos que as políticas de inclusão social ainda são muito superficiais diante das reais necessidades das pessoas com deficiência, mas precisamos reconhecer esses primeiros passos, que são gratificantes e já demonstram resultados positivos. Ver esses estudantes se dedicarem à vida acadêmica, apesar das suas limitações, mostra que a universidade também tem cumprido o seu papel nesse cenário e há de cumprir cada vez mais”, salientou Angelo Antoniolli.

Na ocasião, ele também ressaltou a importância da criação da Divisão de Ações Inclusivas da UFS (Dain), que tem por objetivo acompanhar e orientar os estudantes com deficiência da instituição.

De acordo com a coordenadora do Dain, Susana de Oliveira Santana, a inclusão deve trabalhada diariamente a fim de possibilitar a inserção dos estudantes no meio acadêmico, melhorar a qualidade de vida, e consequentemente, a autoestima desses estudantes.

“A Dain foi criada em 2014 e vem acompanhando todos os estudants com deficiência cadastrados no nosso sistema. É uma ação constante e de muito aprendizado, tanto para nós quando para eles, pois percebemos que nosso trabalho proporciona resultados grandiosos. Ver o sucesso desses alunos é recompensador”, explica Susana.

Oportunidade é a base de tudo

Para Jonathan Vitor Silva, deficiente auditivo e graduado no curso de Teatro da UFS, ter a oportunidade do acompanhamento da Dain foi fundamental para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas, do começo ao fim.

Jonathan fala sobre a importância do apoio duante a graduação em Teatro

“Quando criança, eu tive muitas dificuldades no universo educacional. Tantos os professores como os meus colegas de turma não me entendiam e não demonstravam interesse ou conhecimento para isso. Para se ter uma idéia, tínhamos um único intérprete de Libras para toda a escola. Foi – e é – sempre difícil. Com a possibilidade da cota para a pessoa com deficiência e o apoio da UFS, vi esse cenário mudar. Durante todo o curso de Teatro, vi nos meus colegas o que não vi a vida inteira: a possibilidade de me sentir capaz como qualquer outra pessoa. E foi exatamente isso que me fez chegar até aqui”, relata Jonathan.

Graduada em Biblioteconomia e Documentação e também com deficiência auditiva, Rebeca Fontes também salienta a importância do acompanhamento e da empatia nos trajetos educacionais da pessoa com deficiência.

Rebeca fsalienta a importância das oportunidades na vida da pessoa com deficiência

“Não importa o grau de limitação. Tudo é mais difícil para quem tem algum tipo de deficiência e pra mim não foi diferente. Sofri bastante quando, na infância, as pessoas me tratavam de forma diferente e eu pensei várias vezes em desanimar. Mas também percebi que, com esforço, poderia fazer o que realmente gosto. O apoio da minha família , dos meus amigos, dos professores e de toda equipe Dain também foi valioso nesse resultado”, falou Rebeca.

Além de Jonathan e Rebeca, outros estudantes com deficiência também se ormaram nos semestres letivos 2016/1 e 2016/2. São eles: Robyson de Santana Guiice (Direito) e Simone de Almeida (Terapia Ocupacional – campus Lagarto).

Dain

A Divisão de Ações Inclusivas (Dain) foi criada em 2014 com a proposta de auxiliar e oferecer serviços que garantam a permanência do aluno com deficiência na universidade.

Para que o aluno tenha apoio da Dain é preciso passar por uma entrevista que identificará qual é a sua necessidade especifica.

Atualizado em: Qua, 14 de junho de 2017, 14:25