Sex, 11 de agosto de 2017, 16:53

Pista de atletismo da UFS será utilizada pela equipe de arbitragem do estado
Reitor Angelo Antoniolli recebeu Ivanei Lima, presidente da AAPF , que agradeceu a disponibilidade da pista de atletismo da UFS para o treinamento da escola de arbitragem de Sergipe

Na tarde da última quinta-feira, 10, Ivanei Alves Lima, presidente da Associação dos Árbitros Profissionais de Futebol de Sergipe (AAPF) encontrou o reitor Angelo Antoniolli para agradecer a parceria entre a associação e a UFS. Isto porque a pista de atletismo da universidade servirá como local de treinamento para a escola de arbitragem de Sergipe. O uso se dará também para o processo seletivo dos árbitros que passarão a compor o quadsro de árbitros da federação.

No encontro, foi tratada ainda a possibilidade de formalização de um convênio entre as instituições para que os árbitros possam atuar nas competições promovidas pela UFS. Todo o quadro de arbitragem do estado, composto por cerca de 80 integrantes, realizará seus treinamentos na pista da universidade.

A escolha, segundo Ivanei Lima se deve ao fato da pista seguir o padrão de qualidade exigido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo ele, já foram realizadas duas avaliações nas dependências da instituição para o credenciamento da escola de arbitragem, começando no dia primeiro de julho e se repetindo no dia 14. Essas avaliações ocorrem em todo início de temporada, envolvendo provas teóricas e físicas.

A próxima seleção será feita no dia 9 de setembro para definir a equipeda segunda divisão do campeonato sergipano, que terá início no dia 16 do mesmo mês.

Fim do deslocamento

O presidente da AAPF ressalta que antes da pareceria havia certa dificuldade porque os treinos ocorriam em uma universidade de outro estado que não seguia os padrões adequados, por isso o desempenho não era satisfatório. “Mas a pista da UFS oferece todo o tipo de conforto para que a equipe desempenhe bem suas atividades sem se preocupar com lesão”, explica.

Ele também destaca a importância de poder realizar essas atividades em Sergipe, pois até então, apenas as avaliações locais eram feitas no estado, enquanto que as da CBF tinham que ser realizadas em Salvador, Bahia, pois as pistas locais não contavam a aprovação da entidade.

Primeira experiência

Ivanei Lima conta que na primeira vez em que a pista foi utilizada para o credenciamento, apesar da semana chuvosa, não havia uma poça sequer na pista, revelando um bom serviço de drenagem. O piso, em comparação aos outros locais, também ajuda a diminuir o desgaste dos avaliados.

Ele lembra que desde o primeiro uso todos aprovaram as condições do local, inclusive um grupo de árbitros do estado de Alagoas que também utilizou as dependências da universidade, já que, assim como a AAPF não contavam com condições adequadas para suas avaliações em seu estado de origem. “Também tivemos o apoio técnico da universidade, e aí, consequentemente estendemos isso para a escola de arbitragem, então os alunos também ficaram satisfeitos”.

Para o presidente, outrodiferencial da pista de atletismo da UFS é a questão da natureza, já que o local é cercado por vegetação e ar puro. “O fato de ser um ambiente público, ao ar livre,também colabora com a diminuição da ansiedade e pressão, comuns entre a maioria dos que submetem a uma avaliação física”.

comunica@ufs.br

Atualizado em: Sex, 11 de agosto de 2017, 17:46