Sex, 09 de abril de 2021, 16:35

Gestão discute aprimoramento do acesso à informação
Relatório de monitoramento da LAI foi o tema de reunião com equipe técnica
Reunião deu partida à atuação sistêmica no tocante ao acesso à informação (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Na manhã desta sexta-feira, 09 de abril, o professor Rosalvo Ferreira Santos, vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), reuniu-se com uma equipe técnica da instituição, por orientação do reitor Valter Santana, para tratar do relatório de monitoramento da Lei de Acesso à Informação (LAI). Por meio de videoconferência, os participantes discutiram os pontos a serem aprimorados na transparência dos dados abertos da instituição.

De acordo com o professor Rosalvo, a transparência das ações é fundamental para a universidade, pois precisa comunicar para a sociedade sobre suas práticas, seus processos administrativos e sobre a aplicação dos recursos. “É próprio do serviço público e de uma instituição acadêmica o zelo pela informação de qualidade para que os cidadãos tenham acesso livre e que possam, de fato, conhecer o que a universidade representa em termo de desenvolvimento institucional, de avanços na pesquisa, na extensão, práticas de ensino e gestão administrativas”, explica.

Rosalvo Ferreira: "A universidade deve zelar pela transparência em suas ações". (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Para ampliar o acesso às informações que precisam ser disponibilizadas, o vice-reitor ressaltou o aprimoramento dos processos relativos à transparência, discutindo com comunidade e com gestões as melhores práticas, criando comitês de trabalho, agregando informações de experiências de outras instituições.

Marcos Cabral, ouvidor geral da UFS, ressaltou a importância do trabalho em conjunto para o aprimoramento de processos para ampliar o acesso à informação. “O Sistema de Transparência Ativa deve possibilitar o acesso direto, pelo cidadão, das informações disponíveis em um órgão público. A reunião ocorrida no dia de hoje, coordenada pelo vice-reitor e envolvendo setores-chave, dá partida a um processo de atuação sistêmica da UFS na busca do atendimento integral deste direito, o que terminará por envolver não apenas os órgãos encarregados de implementar a política, mas a universidade como um todo”, pontuou.

Além da Vice-Reitoria e da Ouvidoria da UFS, participaram da reunião a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), a Diretoria de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual (Decav), o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), o Comitê de Gestão do Programa de Integridade (CGPI) e o Comitê de Gestão de Riscos e Controles (CGRC).

Adrine Cabral

Atualizado em: Sex, 09 de abril de 2021, 17:13