Ter, 20 de abril de 2021, 12:50

Deputados visitam reitor da UFS para falar sobre Unidade Materno Infantil do HU
Atualmente, o prédio opera com atendimento parcial, incluindo a parte ambulatorial e o internamento pediátrico
O reitor Valter Santana, recepcionou os deputados Zezinho Sobral e Georgeo Passos. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Nesta terça-feira, 20, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, recepcionou os deputados Zezinho Sobral e Georgeo Passos, líderes do Governo e da oposição na Assembleia Legislativa de Sergipe, respectivamente. A pauta principal foi a contratualização entre o Hospital Universitário da UFS (HU-UFS) e a Prefeitura de Aracaju, uma ação que precisa ocorrer para que os serviços da Unidade Materno Infantil do HU-UFS possam ser ofertados em sua plenitude.

A contratualização é a formalização da relação entre gestores públicos de saúde e hospitais integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). Para tanto, são estabelecidos compromissos entre as partes, visando qualificar a assistência e a gestão hospitalar. De acordo com o reitor da UFS, Valter Santana, a reunião pôde esclarecer quais são os pontos fundamentais para que a Unidade Materno Infantil possa funcionar, oferecendo serviços como partos e outras cirurgias.

Atualmente, o prédio opera com a parte ambulatorial e com internamento pediátrico, um atendimento parcial, já que será necessário contratar pessoal, adquirir equipamentos necessários ao funcionamento pleno e celebrar a contratualização com o município de Aracaju ou com o Governo de Sergipe.

Funcionamento

Valter Santana: "Foi uma reunião muito importante com eles, que são os representantes da população sergipana na Assembleia Legislativa"

“Recebemos aqui o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Sobral, e o deputado Georgeo Passos, líder da oposição, preocupados em entender o funcionamento, a dinâmica que será adotada para operar a maternidade no Hospital Universitário. Foi uma reunião muito importante com eles, que são os representantes da população sergipana na Assembleia Legislativa e estão discutindo o futuro do estado nessa área da saúde”, comentou o reitor.

“Explicamos a situação atual da maternidade e propomos ações para que os serviços sejam todos abertos e atendam à população, além de mostrarmos os benefícios para a comunidade universitária com cenários de prática importantes para o desenvolvimento de habilidades específicas para cada curso da área de saúde”, resumiu Valter.

Necessidade

Para o deputado Zezinho Sobral não restam dúvidas sobre a necessidade da contratualização. “Discutimos inicialmente a questão do Hospital Universitário, com sua Unidade Materno Infantil, que necessita de uma contratualização com o município de Aracaju, além da aquisição de diversos equipamentos, para que possa funcionar efetivamente. A Prefeitura é a gestora de saúde nas áreas de média e alta complexidade, é quem recebe os recursos do SUS para isso. Mas o estado também pode entrar complementando esses recursos, pois a Unidade Materno Infantil é um equipamento público muito importante”, declarou.

“Estamos nos ofertando como instrumento político para construção dessa relação e criação de um ambiente propício a essa contratualização pela oportunidade de, tendo UTIs pediátricas, neonatais, se abrir espaço para cirurgias oncológicas pediátricas em Sergipe, com essa retaguarda que poderá ser feita no HU, além do atendimento das mães, que é fundamental. Vamos visitar as instalações e abrir uma bandeira de defesa dessa contratualização em favor da universidade”, disse o parlamentar.

Integrantes de uma comissão formada por pessoas que prestaram concurso para a Empresa Brasileira de Servições Hospitalares (Ebserh), responsável pela gestão do HU-UFS, e a superintendente do HU-UFS, Angela Silva, também estiveram na reunião. “Existe um concurso vigente para formação de cadastro reserva de pessoas que deverão atuar na Unidade Materno Infantil. No entanto, essa convocação não pode ser feita sem a contratualização dos serviços e sem os equipamentos. A expectativa é sobre a possibilidade desse concurso ser renovado por mais dois anos”, lembrou a gestora.

Andreza Azevedo

Atualizado em: Ter, 20 de abril de 2021, 13:28