Qua, 05 de maio de 2021, 16:12

UFS, OAB-SE e Prefeitura de São Cristóvão discutem ações voltadas à proteção animal
Encontro virtual ocorreu nesta quarta-feira, 5
Reunião contou com a participação da direção do Hospital Veterinário da UFS. (foto: reprodução)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) promoveu uma reunião virtual nesta quarta-feira, 5, para discutir o desenvolvimento de ações voltadas à proteção animal, em parceria com o município de São Cristovão. O assunto foi discutido juntamente com a direção do Hospital Veterinário da UFS e representantes da OAB-SE (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe).

Na ocasião, o coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da UFS, professor Genésio Ribeiro, apresentou um relatório com o planejamento de atividades ligadas à educação em bem-estar animal, além da vacinação, medicação e monitoração de animais, principalmente cães e gatos.

“Essa é uma causa de interesse não só da Universidade, mas também do Município e da própria sociedade. Precisamos somar as nossas possibilidades, a exemplo da estrutura que temos no Hospital Veterinário, para fortalecer essas ações trabalhando de forma conjunta. Foi por isso que abrimos essa discussão,” destacou o reitor da UFS, professor Valter Santana.

O diretor do Hospital Veterinário, professor Eduardo Caldas, reforçou a disponibilidade da unidade hospitalar para atender demandas do município, como a oferta do serviço de castração. “Já temos um diálogo com a gestão municipal e já sinalizamos a pretensão de ampliar o nosso funcionamento enquanto hospital-escola de referência,” pontuou Caldas.

A presidente da Comissão de Direito Animal da OAB-SE, Danielle Ferreira, chamou a atenção para a situação de abandono animal na região do Grande Rosa Elze, onde está localizada Cidade Universitária, e classificou como louvável a iniciativa da UFS em articular as ações com foco na proteção de animais. “Entendemos que a situação da comunidade vizinha ao campus de São Cristovão é um problema a ser tratado, porque estamos lidando com uma situação que envolve ausência de políticas públicas para os animais,” ressaltou a advogada.

Para a coordenadora de Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura de São Cristovão, Elis Correia, “o esforço que o município já emprega nessa área será fortalecido com a parceria com a UFS através da execução de ações que refletem diretamente junto à população.”

Atualizado em: Ter, 25 de maio de 2021, 15:09