A Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) vão elaborar uma agenda conjunta voltada ao fortalecimento das áreas de tecnologia e inovação no estado. O assunto foi discutido durante uma reunião na manhã desta segunda-feira, 24, no campus de São Cristóvão.
Reitor da UFS, o professor Valter Santana enfatizou o protagonismo da universidade no desenvolvimento tecnológico. “Sabemos do papel da UFS em liderar esse processo de inovação no estado, mas também é preciso ressaltar a importância de caminharmos juntos com outras instituições para o fortalecimento de um campo importante como a inovação,” afirmou o reitor.
A proposta de elaboração de uma agenda conjunta de ações e projetos na área foi apresentada pelo pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans. “A ideia é possibilitar cada vez mais um ambiente de incentivo ao desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inovadores de impacto, principalmente social,” pontou o pró-reitor.
Coordenador da Coordenação de Inovação e Transferência Tecnológica (Cinttec) da UFS, o professor Antônio Martins destacou a relevância da implementação da Lei nº 10.973/2004, conhecida como Lei de Inovação. O normativo estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação tecnológica, ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento do sistema produtivo do país.
O diretor técnico do Sergipe Parque Tecnológico, Diego da Costa, valorizou a atuação da UFS no avanço da inovação no estado e classificou como “necessária” a construção de uma agenda conjunta. “O diálogo com a universidade, bem como outros atores desse processo, é fundamental para o fortalecimento do campo tecnológico,” ressaltou o diretor técnico.
O vice-reitor da UFS, professor Rosalvo Ferreira, e o assessor do reitor, professor Jodnes Vieira, também participaram da reunião, juntamente com o gestor de estudos e projetos do SergipeTec, Marcelo Dósea.
Ascom
comunica@academico.ufs.br