Sex, 27 de agosto de 2021, 09:03

UFS e Funesa pretendem viabilizar mestrado para trabalhadores do SUS
Haverá oferta de editais específicos pelas coordenações de mestrado

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) iniciaram as discussões para viabilizar a oferta de mestrado profissionalizante para trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. Os pontos necessários para a concretização da proposta foram levantados em reunião nesta quinta-feira, 26, no gabinete do reitor da UFS, Valter Santana.

“Iremos avaliar uma proposta de uma turma específica de mestrado profissionalizante, na área de gestão e tecnologia em saúde, que será ofertada a profissionais da rede de saúde do estado em parceria com a Funesa. A expectativa é iniciar o mestrado ainda no ano de 2022”, informou Valter Santana.

O reitor enfatizou que, dando continuidade às parcerias da UFS com a Funesa, esse encontro teve como resultado uma nova proposta de capacitação para a rede, mais voltada para o desenvolvimento de novas tecnologias que serão geradas pelos cursos de mestrado profissionalizante.

“Buscaremos melhorar os fluxos e a assistência prestada pelo SUS por meio da capacitação de profissionais da rede. Além disso, a produção de tecnologias, frutos dessas dissertações de mestrado, precisa avançar junto com a assistência prestada hoje pela rede SUS, levando consequentemente a melhorias de assistência à população”, declarou.


Fotos: Schirlene Reis
Fotos: Schirlene Reis

Parceria

A diretora geral da Funesa, Lavínia Aragão, destacou a importância da parceria entre a UFS e a Fundação, já que, a partir do encontro desta quinta, serão iniciados os processos de construção com as coordenações dos mestrados que já existem na universidade para a oferta de editais específicos para esse público alvo, que é formado por trabalhadores da Rede SUS atuantes na Secretaria de Estado, nas fundações e nos municípios.

“A gente fica muito feliz com a reunião, estreitando cada vez mais a relação com a UFS, que é uma grande parceira nossa. Esse encontro foi para fortalecer uma agenda muito estratégica para o SUS, que é a oferta de mestrados profissionais. A universidade já é nossa parceria em relação a outros processos de formação, como foi recentemente na especialização em saúde pública para formação de novos sanitaristas e, a partir de agora, a gente vai galgar novos sonhos, que é a oferta de cursos de mestrado profissionalizante para a rede SUS Sergipe”, comentou a diretora.


Funesa

Escola

Ela explicou que a Funesa tem dentro de sua estrutura a escola de saúde pública. “A escola também tem esse compromisso com a formação, entendemos que esse processo será fortalecido ainda mais com a parceria com a UFS, que é a casa que pensa na formação permanente dos profissionais que atuam no SUS. A perspectiva agora é também a construção de uma oferta customizada de mestrado profissional em saúde pública, uma necessidade legítima do SUS”, ressaltou Lavínia.

Também participaram das discussões o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans; a pró-reitora de Extensão da UFS, Sueli Pereira; a especialista educacional da Funesa, Tânia de Jesus; e a diretora operacional da Funesa, Daniele Travassos.

Ascom


Atualizado em: Sex, 27 de agosto de 2021, 11:42
Notícias UFS