Na tarde desta terça-feira, 31, o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, recebeu um grupo de empresários que apresentou o projeto “É de Sergipe”. O objetivo é conseguir apoio da universidade para potencializar a iniciativa.
O movimento do “É de Sergipe” consiste em fortalecer a economia local por meio da divulgação de empresas e serviços sergipanos, fazendo com que o consumo seja mais consciente.
“É de fundamental importância conhecer um movimento da sociedade civil que valoriza a cultura e o setor produtivo sergipano. Esperamos que com o apoio do Governo do Estado a universidade, dentro de seus projetos de extensão e inovação, possa apoiar esse movimento, abrindo vagas no mercado de trabalho para absorver os nossos egressos e desenvolvendo a economia de um modo geral. É nossa obrigação, como sendo a única universidade pública do estado, incentivar o avanço da economia sergipana”, destaca o reitor.
Para o diretor-conselheiro do projeto “É de Sergipe”, Manoel Costa, a UFS é a instituição mais pronta para representar a sociedade, por isso o movimento busca o apoio institucional. “Nós precisamos montar o tripé desse projeto, que é o setor produtivo, o governo e a sociedade. Quem melhor representa a vontade de servir à sociedade é a universidade porque todo o seu trabalho é educar, dar apoio e desenvolver projetos do bem. Então vamos mostrar que as empresas existem e que os nossos produtos estão aqui para que a sociedade consuma. Consumir esse produto fortalece nossas empresas e teremos muito mais geração de emprego”, explica.
Também acompanharam a reunião o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa , Lucindo Quintans, os coordenadores de Inovação e Transferência de Tecnologia, Antônio Martins, e de Tecnologias Sociais Ambientais, Tereza Raquel de Sena, e o superintendente de Tecnologia da Informação, Andrés Menéndez.
Letícia Nery
Ascom UFS