Seg, 06 de dezembro de 2021, 10:46

Vice-reitor abre o VIII Encontro Sergipano de Educação Básica
Iniciativa traz como tema Educação Básica: em tempos de retrocessos e resistências
Foto: Pedro Ramos/Ascom UFS

Teve início nesta segunda-feira, 6, o VIII Encontro Sergipano de Educação Básica (Eseb), realizado pelo Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS) com o apoio do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação Básica (NEPEEB) e do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas e Aprendizagens na Educação Básica (GPEA).

Trazendo como tema Educação Básica: em tempos de retrocessos e resistências, a iniciativa acontece de forma online, englobando mesas redondas, sessões de comunicação oral, rodas de conversa e atividades culturais. A professora Anézia Barbosa, do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais e presidente do NEPEEB, abriu o evento.

“O Eseb é bianual. Estamos trazendo em 2021 mais uma edição, esperando que depois de toda essa turbulência que estamos passando, possamos dar continuidade às próximas edições no formato bianual, envolvendo docentes da educação básica, técnica e tecnológica e do ensino superior; estudantes de graduação e de pós-graduação; gestores de escolas, coordenadores pedagógicos; pedagogos, psicólogos, psicopedagogos e demais profissionais de áreas afins à educação”, declarou Anézia.

A professora enfatizou a necessidade de considerar diferentes realidades que envolvem segmentos específicos. “É preciso valorizar o tripé ensino, pesquisa e extensão. Esse é um espaço de interlocução entre a UFS e a escola de educação básica, que contribui para a formação dos docentes e técnicos em educação”, reforçou a professora.

Entrelaçamento

A abertura do Eseb foi prestigiada pelo vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira. “É um prazer enorme prestigiar a abertura desse encontro, desse entrelaçamento e conjugação de esforços para o bem comum da comunidade universitária. O Codap é uma referência para Sergipe, para o país, por isso quero destacar essa preocupação em estabelecer elos entre o ensino, pesquisa e extensão. Sabemos que o Codap é diferenciado, é um laboratório, um espaço de interlocução de pesquisadores, de formação continuada, mas é também um espaço lúdico, como vimos na abertura do evento, com as crianças e adolescentes em apresentação musical”, pontuou o vice-reitor.

“O Eseb está construindo pontes, estabelecendo laços, conexões entre a preocupação e o respeito com a educação. Me sinto honrado em estar na condição de vice-reitor e compartilhar os esforços, os ganhos e vitórias do Codap”, complementou Rosalvo.

Educação básica

O pró-reitor de Graduação da UFS, Dilton Maynard, também se manifestou durante a abertura do encontro. “Esse é um importante ponto sergipano de educação básica. O tema do evento é gigante, a educação básica em qualquer país é essencial e estratégica. O Eseb consegue trazer um tema bastante adequado, é um evento que deve ser apoiado e incentivado”, comentou Dilton.

Os eixos temáticos definidos para o Eseb foram as políticas públicas e gestão da educação; políticas afirmativas e diversidades; práticas pedagógicas na educação básica; avaliação e currículo; meio ambiente; história, memória, arquivo, escola e educação; materiais didáticos e formação docente. De acordo com a organização, o Eseb pretende colocar em pauta discussões que problematizam os retrocessos e evidenciam práticas de resistências no contexto da Educação Básica.

Durante o VIII Encontro Sergipano de Educação Básica, está previsto um espaço para o lançamento virtual de livros, que conta com um representante da publicação ao vivo, via plataforma virtual. Puderam ser inscritas para divulgação durante o VIII Eseb publicações cujo ano de lançamento estivesse entre os anos de 2019 e 2021.

Somente receberão os certificados de participação geral no evento aqueles que tiverem no mínimo 75% de presença nas atividades e de apresentação de trabalho os participantes que apresentaram os seus trabalhos no decorrer da programação.

Conheça a programação completa do VIII Eseb.

Atualizado em: Seg, 06 de dezembro de 2021, 15:18