Seg, 07 de março de 2022, 12:17

Comitês Temáticos de Governança da UFS realizam reunião de alinhamento
Cinco comitês temáticos estão vinculados ao Comitê Institucional de Governança da universidade
Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS

Ocorreu na manhã da última quinta-feira, 03, a reunião dos Comitês Temáticos de Governança da Universidade Federal de Sergipe. Reunindo representantes de setores, o objetivo foi tratar da definição sobre os relatórios que devem ser apresentados aos conselhos universitários.

“Discutimos basicamente que os comitês precisam ter uma rotina mais próxima entre si e com os campi e centros, além de estabelecer um modelo para esse relatório. A expectativa é que nos próximos meses existam canais de diálogo a respeito da governança nos níveis intermediários e nos aspectos mais ligados à estrutura acadêmica, sobretudo considerando como foco a gestão de riscos”, explica o vice-reitor Rosalvo Ferreira.

Vinculados ao Comitê Institucional de Governança (CIG), os comitês são instâncias que apoiam a execução das politicas de governança, integridade, riscos, controles, comunicação, transparência e governança digital no âmbito da UFS. São eles: Comitê de Integridade (CI), Comitê de Gestão de Riscos e Controles (CGRC), Comitê de Comunicação e Transparência (CCT), Comitê de Governança Digital (CGD) e Comitê de Infraestrutura, Segurança e Sustentabilidade

Rosalvo também destaca o papel da Secretaria de Governança Institucional. “O trabalho conjunto que tem sido desenvolvido pela Secretaria de Governança Institucional é muito importante, já que possibilitado, por parte dos comitês, o desenvolvimento das atividades cada vez de forma mais intensa e com maior efetividade, com ênfase na integração, transparência e resolução de situações”, completa.

Fica sob a competência dos Comitês Temáticos de Governança propor políticas e diretrizes transversais no âmbito da universidade e promover iniciativas integradas entre os setores da instituição relativas às suas áreas de atuação, observada a legislação vigente.

Além do vice-reitor Rosalvo, estiveram presentes os coordenadores do CI, Fred Amado, do CGRC, Marcos Vinícius Castaneda, do CCT, Maíra Binttencourt, e do CGD, Andrés Menéndez.

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 29 de março de 2022, 17:03