Sex, 19 de agosto de 2022, 16:35

UFS recebe visita do presidente nacional do IBGE
Desde maio, prédio da Didática 7 funciona como posto de coleta do órgão em Sergipe

A Universidade Federal de Sergipe recebeu na manhã da última quinta-feira, 18, a visita do presidente nacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Eduardo Rios Neto. Na ocasião, ele esteve com o reitor da UFS, professor Valter Santana, e membros da equipe de recenseamento nas dependências da Didática 7, que sedia um dos Postos de Coleta do órgão para o Censo 2022.

De acordo com Eduardo Rios, a vista tem por objetivo acompanhar as equipes técnicas nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal para promover um trabalho de qualidade e eficiência diante do Censo, adiado por duas vezes em razão da pandemia de covid-19.

“O nosso processo censitário sofreu dois adiamentos, mas conseguimos retomar os trabalhos e, desde agosto, nossos recenseadores estão nos mais diversos municípios do país, inclusive na UFS, onde existe um posto de coleta com estrutura para além de todas as minhas expectativas”, comentou Eduardo Rios Neto.

Segundo ele, os postos de coleta funcionam como bases logísticas avançadas para os supervisores técnicos – que coordenam cerca de 8 a 10 recenseadores – e são fundamentais para o desenvolvimento de todo o processo censitário, sendo escolhidos com muita cautela.

“Existem atualmente mais de 5.600 postos de coleta em todo o país – um número maior que o quantitativo de municípios nacionais -, o que nos dá um suporte muito importante na execução de cada trabalho, uma vez que todos os domicílios precisam ser visitados. Dessa forma, ter um posto de coleta na UFS é uma resposta do comprometimento da instituição com a sociedade e com a competência da sua formação”, salienta o presidente nacional do IBGE.

Na ocasião, o reitor da UFS, professor Valter Santana, reforçou o compromisso da instituição com o processo censitário, ressaltando a importância do órgão sobretudo para as pesquisas acadêmicas e o desenvolvimento de trabalhos de extensão a partir dos muitos resultados apresentados pelo Censo.

“É importante ressaltar que os dados do IBGE contribuem em todas as esferas de uma universidade. No ensino, na pesquisa e na extensão. É através de muitos desses dados que conseguimos dar continuidade a projetos nas mais diversas áreas do saber. Assim, essa parceria tem se mostrado muito positiva para a instituição”, diz o reitor.

De acordo com o presidente de Indicadores de Desempenho Institucional da UFS, professor Kleber Fernandes de Oliveira, desde o início do processo de levantamento censitário (maio de 2022), a UFS tem atuado em parceria com o IBGE permitindo que as instalações da instituição servissem para os treinamentos da equipe de campo.

“Essa parceria com o IBGE foi firmada desde maio na intenção de viabilizar o treinamento de supervisores e recenseadores para o Censo 2022, perdurando-se até a divulgação dos resultados preliminares, previstos para o fim deste ano, e pelos anos de 2023 e 2024, quando serão divulgados os resultados do universo e da amostra. Além disso, os nossos alunos são selecionados pelo IBGE e trabalham durante todo o processo de levantamento de dados, em que conseguem aprender bastante em termos de pesquisa social e de coleta de informações em campo”, explica Kleber.

O IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE se constitui como principal provedor de dados e informações do país, que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

O IBGE oferece uma visão completa e atual do Brasil através do desempenho de suas principais funções:

Produção e análise de informações estatísticas;

Coordenação e consolidação das informações estatísticas;

Produção e análise de informações geográficas;

Coordenação e consolidação das informações geográficas;

Estruturação e implantação de um sistema de informações ambientais;

Documentação e disseminação de informações;

Coordenação dos sistemas estatístico e cartográfico nacionais.

Ascom UFS