Seg, 29 de agosto de 2022, 17:30

UFS e Sebrae alinham parceria para construção de escritório de apoio ao desenvolvimento dos municípios

Na tarde desta segunda-feira, 29, gestores da Universidade Federal de Sergipe estiveram na sede da Superintendência do Sebrae/Sergipe para propor uma parceria que visa o desenvolvimento do estado de Sergipe. O objetivo é, futuramente, construir um escritório de apoio ao desenvolvimento dos municípios sergipanos.

Na reunião, ficou definido que o atual termo de cooperação entre as instituições será atualizado para englobar essa nova parceria, que possibilitará a realização de disgnósticos das cidades. A ideia é, por meio do apoio metodológico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística com os dados do Censo Demográfico de 2022, utilizar a expertise do Sebrae para aplicar as informações coletadas.

Para o reitor da UFS, Valter Santana, essa é mais uma ação de integração da universidade com a sociedade. " É um mais uma parceria super importante da UFS com o Sebrae. A universidade está abrigando um posto de coleta do censo do IBGE, com a finalização desse censo vários dados serão gerados e com o apoio dos nossos alunos nós poderemos refazer relatórios específicos que podem auxiliar os municípios no desenvolvimento de políticas que visem o crescimento socioeconômico", afirma.

O superintendente de Indicadores de Desempenho Institucional da UFS, Kleber Oliveira, ressalta a importância de analisar os dados para refletir e transformar a realidade. "Vamos construir no âmbito dos observatórios sociais o escritório de apoio ao desenvolvimento dos municípios. Vamos apoiar através da informação do censo, sabendo quanto somos, quem somos, onde estamos, o que fazemos e como trabalhamos. Conhecendo isso, a gente tem a informação também de como são distribuídas as empresas, quais são as principais necessidades, porque algumas deram certo e outras não. Então esse diagnóstico vai ajudar tanto os municípios quanto o Governo do Estado. E quando a gente junta pesquisa com o Sebrae, que é uma instituição de apoio as empresas, e o IBGE no fornecimento da informação a gente contribui pro desenvolvimento do estado".

De acordo com o diretor superintendente do Sebrae/SE, Paulo do Eiraldo Filho, a parceria é engrandecedora. "Para a gente é sempre engrandecedor estar com essa aproximação com a Universidade Federal de Sergipe e, nesse caso específico, trazer toda essa expertise, especialmente naquilo que possamos aplicar aos pequenos negócios, ao combate à informalidade e à melhora do ambiente de negócios. Será uma evolução de toda a vida econômica aqui do país a partir das pequenas iniciativas, então isso é muito rico pra todos", diz.

Também esteve presente na reunião a pró-reitora de Extensão da UFS, Sueli Pereira, além de equipe técnica do Sebrae/SE.